Dados que viram autoconhecimento: confira o portal Minha Saúde



Com o objetivo de cultivar o bem estar, a qualidade de vida e empoderar os Beneficiários com informações acessíveis de sua saúde, a Abertta lança o portal Minha Saúde. A plataforma reúne as informações individuais do Beneficiário titular com relação às últimas consultas e vacinas realizadas nos Centros de Promoção da Saúde. Os usuários também vão contar com gráficos e índices atualizados para que possam avaliar a própria qualidade de vida. A iniciativa procura incentivar os colaboradores a adotarem hábitos de vida mais saudáveis, e a manterem seus exames em dia, ampliando assim a percepção de qualidade de vida e Bem estar.

Colocamos as pessoas no centro do cuidado. Entendemos que munir o usuário de informação confiável, segura e acessível é conferir a ele mais autonomia para gerir o próprio bem-estar. Com os dados, a pessoa pode avaliar o que ela precisa melhorar: se é a alimentação ou algum outro hábito de saúde, por exemplo. O usuário é protagonista do seu cuidado, tendo a Abertta Saúde como companheira nesta jornada”, explica Dra. Kátia Dumont, Coordenadora Odontológica  da Abertta Saúde, que participou do processo de concepção da plataforma. "Importante ressaltar que esta plataforma é um nova maneira de olhar para os dados de saúde. Estamos construindo este novo espaço e contamos com a ajuda de  nossos Beneficiários nesta construção", reforça Dra. Kátia.

O Minha Saúde é pautado no autocuidado apoiado. A Gerente de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Dra. Amanda Silva, explica que a Abertta Saúde trabalha para tornar o Beneficiário o agente promotor pela gestão da sua própria saúde. “É preciso que as pessoas se apropriem de todas essas ferramentas para melhorar, cada vez mais, os seus ciclos de autocuidado. Somos parceiros nesse processo, fornecendo informações e dispondo uma equipe de profissionais como referência para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comenta. 


 

 

Estilos de vida em gráficos

O portal fornece ainda acessos para dicas, informações sobre os programas preventivos e gráficos atualizados de diferentes índices. Um deles é o popular IMC: o Índice de Massa Corporal, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que calcula o peso ideal de uma pessoa, utilizando o peso atual e a altura.

Um segundo dado em gráfico é o do Índice de Qualidade de Vida (IQV), que consiste em uma análise com exames e dados de comportamento que identifica possíveis fatores de risco em um determinado estilo de vida. Em uma escala de 0 a 3, o IQV avalia qual a necessidade de mudança de estilo de vida de uma pessoa a partir de 14 variáveis, incluindo exames laboratoriais e clínicos, dados de comportamento e o mapeamento de hábitos.

Já o WHOQOL é uma avaliação, usada pela OMS, que possui perguntas de múltipla escolha. A partir dela, é possível conhecer as necessidades do usuário e indicar como ele pode adotar hábitos que agreguem mais qualidade de vida à sua rotina. Caso você não tenha respondido o questionário ainda ou tenha tido alguma mudança no estilo de vida, acesse o portal e atualize sua avaliação.

 

Juntos pelo bem-estar

Conheça o novo portal e tenha mais essa ferramenta ao alcance das mãos para cuidar do seu bem-estar. Faça seu login com os dados usados no acesso ao aplicativo da Abertta Saúde ou ao Portal do Beneficiário.

 

 

 

*Disponível apenas para Beneficiários dos planos da Abertta Saúde. 
** Em breve, disponível também para Beneficiários da Aperam.