A testagem

A Testagem

  • 1. TESTES PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA ATIVA DO VÍRUS:

    ● RT-PCR: é um teste molecular, ou seja, rastreia a presença de material genético (RNA) do vírus em amostras coletadas por swab (um cotonete longo e estéril) nasal e nasofaríngeo. É considerado o exame laboratorial padrão de referência para diagnosticar a Covid-19. Deve ser realizado na primeira semana de sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 7º dia, período em que o paciente possui carga viral elevada. 

    ● PCR-Lamp: também é um teste molecular, ou seja, que pesquisa o RNA do vírus, mas por meio de uma tecnologia diferente, de amplificação isotérmica. O material pesquisado é a saliva (o que facilita a coleta) e o processamento é mais rápido. Contudo, sua sensibilidade é ligeiramente inferior à do RT-PCR. 

    ● Antígeno: é um teste imunológico que busca fragmentos (proteínas) do vírus para apontar a infecção. Também utiliza swab nasal. Sua principal vantagem é apresentar resultados rapidamente, por um custo mais baixo. O teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao RT-PCR, sobretudo em indivíduos assintomáticos com cargas virais baixas. Mas a precisão é alta em pacientes com carga viral elevada.

    Tem sido considerado uma boa opção para áreas sem acesso a laboratórios capazes de realizar o RT-PCR, e também para situações ou lugares em que as pessoas precisam ser testadas repetidas vezes, como hospitais, escolas e instituições de longa permanência, por exemplo.

    2. TESTE PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA DE ANTICORPOS:

    Teste sorológico: indicado para quem já teve Covid-19 ou suspeita de ter tido contato com o vírus, o teste sorológico rastreia a presença de anticorpos em amostras de sangue, indicativos de que houve defesa do organismo contra o SARS-CoV-2. Em geral, os anticorpos são produzidos a partir do 7º dia de doença e tornam-se detectáveis, na maioria dos indivíduos, a partir do 21º dia. O teste sorológico mostra, portanto, se o indivíduo já teve Covid-19 ou contato prévio com o vírus. Atenção: a presença de anticorpos não significa proteção contra infecção ou doença, apenas evidência de exposição ao SARS-CoV-2.

     
  • Devem fazer o teste as pessoas que apresentam sintomas associados à Covid-19 e quem teve contato com alguém doente. 

    Fazer um teste também é indicado para quem vai entrar em contato com pessoas vulneráveis e quer garantir que está sem a doença — apesar do teste não oferecer 100% de certeza. Para maior segurança, mantenha as medidas de proteção. 

     
  • Sim. Laboratórios privados e redes de farmácias oferecem opções de testes, inclusive PCR, para o consumidor, sem pedido médico. Alguns modelos de testes podem ser adquiridos on-line e em farmácias. 

     
  • Sim. Se você estiver com sintomas de Covid-19 e o resultado do teste deu negativo, é recomendado repetir, pois a carga de vírus no organismo podia estar muito baixa quando o primeiro teste foi realizado.

     
  • Os testes do tipo PCR são capazes de detectar o vírus mesmo em pessoas sem sintomas. Essa detecção é importante para políticas de controle da pandemia, pois indivíduos assintomáticos podem transmitir o vírus.