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Programa de Benefício de Medicamentos

Você sabia que a Abertta Saúde proporciona aos empregados da ArcelorMittal Brasil* e seus dependentes o Programa de Benefício de Medicamento – PBM?

Pela parceria com a ePharma, você e sua família tem acesso ao que há de mais moderno e seguro em assistência farmacêutica. São milhares de farmácias credenciadas e medicamentos subsidiados, com autorização em tempo real.

Além disso, você tem a tranquilidade da garantia de procedência dos medicamentos, uma vez que o PBM permite a comercialização apenas de medicamentos regularmente cadastrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sob sua constante supervisão.

Quais os medicamentos que possuem subsídio?

Os medicamentos que possuem subsídio constam na Lista Referencial da Abertta Saúde e contemplam tratamentos para as seguintes condições crônicas:

• Doenças cardiovasculares (Acidente vascular cerebral / Angina / Arritmia / Aterosclerose / Cardiomiopatias / Hipertensão arterial sistêmica / Insuficiência cardíaca / Trombose)
• Dislipidemia
• Doenças pulmonares (Asma / Bronquite / Enfisema)
• Diabetes
• Doenças tireoidianas (Hipotireoidismo / Hipertireoidismo)
• Epilepsias e Síndromes epilépticas
• Transtornos mentais e do comportamento  (Ansiedade / Demência / Depressão / Esquizofrenia / Psicoses / Transtorno de déficit de atenção / Hiperatividade)
• Osteoporose / Osteopenia
• Climatério
• Hiperuricemia / Gota
• Tabagismo
• Doenças infecciosas bacterianas / Fúngicas / Parasitárias / Virais
• Medicamentos para anticoncepção
• Rinite
• Glaucoma
• Doença Parkinson
• Dermatite atópica


ATENÇÃO: Para solicitar a inclusão de medicamentos no PBM, basta enviar e-mail para pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br. As solicitações serão avaliadas pelo comitê técnico e somente serão incluídos medicamentos que atendam aos critérios do Programa. O retorno da solicitação será em 7 dias úteis.


Quais farmácias são credenciadas?

A Rede de Farmácias Credenciadas da ePharma está localizada em todo Brasil. Para saber quais farmácias atendem o Convênio em sua localidade, acesse o site www.epharma.com.br.


Como comprar medicamentos pelo plano?

- Lembre-se de solicitar ao seu médico, sempre que possível, que ele prescreva medicamentos da Lista Referencial da Abertta Saúde.

- Ao receber a receita, certifique-se que a data, assinatura e número do CRM do seu médico estejam legíveis, pois esses dados serão conferidos no momento da autorização para compra na farmácia.

- Na farmácia, apresente a receita, o cartão da Abertta Saúde ou cartão do PBM do portador da receita médica e o documento de identificação com foto do portador.

ATENÇÃO: se você não for beneficiário(a) da Abertta Saúde, lembre-se de solicitar ao RH a carteirinha do PBM.

 - A compra de medicamentos por terceiros somente pode ser realizada mediante apresentação dos documentos do beneficiário(a) indicado na receita médica.

 Como proceder em caso de perda do cartão?

Em caso de roubo ou perda de cartão, receita médica e/ou documento de identificação, comunique imediatamente ao RH de sua empresa e à Abertta Saúde para receber segunda via de cartão.


Qual a validade da receita médica?

Não será autorizada a venda de medicamentos cujas receitas estejam com datas fora dos prazos estipulados, conforme listado abaixo.

- Condições crônicas (hipertensão, colesterol, diabetes, etc): 180 dias.

- Anticoncepcional: 1 ano.

- Antibiótico: 10 dias com receita carbonada (regra da Vigilância Sanitária).

- Para outras doenças: 30 dias.


Quais produtos posso adquirir pelo PBM?

Através do Programa você pode comprar medicamentos de referência, similares e genérico.

ATENÇÃO: O PBM possui uma regra que racionaliza a aquisição de medicamentos a fim de evitar automedicação e promover o controle do uso pelo médico. Dessa forma, cada medicamento possui uma quantidade limite de caixas que podem ser adquiridas. Para mais informações, entre em contato com a Abertta Saúde.


Como efetuar o pagamento?

De acordo com a empresa para a qual você trabalha, a forma de pagamento de compra de medicamentos pelo convênio ePharma pode ser à vista ou desconto em folha. Para mais informações, entre em contato com a Abertta Saúde.


Existe reembolso de medicamentos?

O Programa não permite reembolso na compra de medicamentos, exceto nos seguintes casos, mediante comprovação:

·     • Sistema da ePharma indisponível;
 Intercorrência no cadastro de beneficiários no sistema da ePharma;
• Compras realizadas em localidades onde não há farmácias credenciadas;
• Compras realizadas fora do horário comercial ou aos finais de semana e feriados, desde que a receita seja encaminhada para cadastro no dia seguinte, datada do último dia útil.

Alguma dúvida?

Entre em contato pelo e-mail pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br ou pela Central de Relacionamento da Abertta Saúde - 0800 721 4015 (24 horas disponível para atendimento).

Você também pode entrar em contato com a e-Pharma para esclarecer dúvidas sobre negativas de atendimento, consulta de saldo e consulta da rede credenciada – de segunda a sexta, das 07h às 23h, e sábado, domingo e feriados, das 8h às 22h. Telefone: 3003-4812 (Capital e regiões metropolitanas).

*Destina-se às Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil Patrocinadoras da Abertta Saúde. Não aplicável aos Beneficiários da Aperam. 

 

Lista Referencial de Medicamentos Abertta Saúde

Lista atualizada em 06/04/2021. Ao abrir a lista, use o comando Ctrl+F para procurar pelo medicamento desejado.

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 PDF, 2179KB