Programa de Benefício de Medicamentos
Você sabia que a Abertta Saúde proporciona os empregados da ArcelorMittal Brasil* e seus dependentes o Programa de Benefício de Medicamento – PBM?
Pela parceria com a ePharma, você e sua família tem acesso ao que há de mais moderno e seguro em assistência farmacêutica. São milhares de farmácias credenciadas e medicamentos subsidiados, com autorização em tempo real.
Além disso, você tem a tranquilidade da garantia de procedência dos medicamentos, uma vez que o PBM permite a comercialização apenas de medicamentos regularmente cadastrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sob sua constante supervisão.
Quais os medicamentos que possuem subsídio?
Os
medicamentos que possuem subsídio constam na Lista Referencial da Abertta Saúde
e
contemplam tratamentos para as seguintes condições crônicas:
• Doenças
cardiovasculares (Acidente Vascular Cerebral – AVC, angina, arritmia, aterosclerose,
cardiomiopatias, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca e trombose)
• Dislipidemia
•
Doenças pulmonares (Asma, bronquite e enfisema)
• Diabetes
• Doenças
tireoidianas (Hipotireoidismo e hipertireoidismo)
• Epilepsias
e síndromes epiléticas
• Transtornos
mentais e do comportamento (Ansiedade, demência, depressão,
esquizofrenia, psicoses, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)
• Osteoporose/Osteopenia
• Climatério
• Hiperuricemia/Gota
• Tabagismo
ATENÇÃO: Para solicitar a
inclusão de medicamentos no PBM, basta enviar e-mail para pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br. As solicitações
serão avaliadas pelo comitê técnico e somente serão incluídos medicamentos que
atendam aos critérios do Programa. O retorno da solicitação será em 7 dias
úteis.
Quais
farmácias são credenciadas?
A
Rede de Farmácias Credenciadas da ePharma está localizada em todo
Brasil. Para saber quais farmácias atendem o Convênio em sua localidade,
acesse o site www.epharma.com.br.
Como
comprar medicamentos pelo plano?
- Lembre-se de solicitar ao seu médico, sempre que possível, que ele prescreva medicamentos da Lista Referencial da Abertta Saúde.
- Ao receber a receita, certifique-se que a data, assinatura e número do CRM do seu médico estejam legíveis, pois esses dados serão conferidos no momento da autorização para compra na farmácia.
- Na
farmácia, apresente a receita, o cartão da Abertta Saúde ou cartão do PBM do portador da receita médica e o documento de identificação
com foto do portador.
ATENÇÃO: se você não for beneficiário(a) da
Abertta Saúde, lembre-se de solicitar ao
RH a carteirinha do PBM.
- A compra de medicamentos por terceiros somente pode ser realizada mediante apresentação dos documentos do beneficiário(a) indicado na receita médica.
Como proceder em caso de perda do cartão?
Em
caso de roubo ou perda de cartão, receita médica e/ou documento de
identificação, comunique imediatamente
ao RH de sua empresa e à Abertta Saúde para receber segunda via de
cartão.
Qual
a validade da receita médica?
Não
será autorizada a venda de medicamentos cujas receitas estejam com datas fora dos
prazos estipulados, conforme listado abaixo.
- Condições
crônicas (hipertensão, colesterol, diabetes, etc): 180 dias.
- Anticoncepcional:
1 ano.
- Antibiótico:
10 dias com receita
carbonada (regra da Vigilância Sanitária).
- Para
outras doenças: 30 dias.
Quais
produtos posso adquirir pelo PBM?
Através
do Programa você pode comprar medicamentos
de referência, similares e genérico.
ATENÇÃO: O PBM possui
uma regra que racionaliza a aquisição de medicamentos a fim de evitar automedicação e promover o
controle do uso pelo médico. Dessa forma, cada medicamento possui uma quantidade limite de caixas que podem ser
adquiridas. Para mais informações, entre em contato com a Abertta
Saúde.
Como
efetuar o pagamento?
De
acordo com a empresa para a qual você trabalha, a forma de pagamento de compra
de medicamentos pelo convênio ePharma pode ser à vista ou desconto em folha. Para mais
informações, entre em contato com a Abertta Saúde.
Existe
reembolso de medicamentos?
O
Programa não permite reembolso na compra de medicamentos, exceto nos seguintes
casos, mediante comprovação:
· • Sistema da ePharma indisponível;
· • Intercorrência no cadastro de beneficiários no sistema da ePharma;
· • Compras realizadas em localidades onde não há farmácias credenciadas;
· • Compras realizadas fora do horário comercial ou aos finais de semana e feriados, desde que a receita seja encaminhada para cadastro no dia seguinte, datada do último dia útil.
Alguma dúvida?
Entre em contato pelo pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br, ou Central de Relacionamento Abertta Saúde - 0800 721 4015 (24 horas disponível para atendimento).
Você também pode entrar em contato com a e-Pharma para esclarecer dúvidas sobre negativas de atendimento, consulta de saldo e consulta da rede credenciada – de segunda a sexta, das 07h às 23h, e sábado, domingo e feriados, das 8h às 22h.
*Destina-se às Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil Patrocinadoras da Abertta Saúde. Não aplicável aos Beneficiários da Aperam.
Lista Referencial de Medicamentos Abertta Saúde
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