Alimentação equilibrada: amiga do peito

O mês de outubro relembra às mulheres a importância da prevenção contra o câncer de mama, tipo mais recorrente da doença junto com câncer de cólon, reto e colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados anualmente 625 mil novos casos da doença no país. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, estresse e histórico familiar são fatores que contribuem para o surgimento da doença.

Em contrapartida, a prática regular de exercícios é uma importante aliada. Prova disso é que há estudos que mostram que a atividade física reduz em 60% os riscos de recaídas em pacientes com câncer de mama. Além disso, movimentar-se regularmente reduz o índice de gordura corpórea, considerado o principal local de estocagem de toxinas cancerígenas.

O sol também é um aliado no combate à doença. Isso porque a vitamina D produzida durante a exposição reduz o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, como o de mama, pulmão, cólon e próstata. Outra forma de preveni-lo é usar a alimentação como remédio. É o que destaca a Nutricionista do CPS de Timóteo da Abertta Saúde, Milyane Nicolini. “Ela tem uma influência considerável sobre os mecanismos biológicos que aceleram ou diminuem a marcha de progressão do câncer”. 

Sendo assim, quais são os alimentos que devemos incorporar em nossa rotina? A primeira dica está nos temperos usados para preparar as refeições. “Alho, cebola, alho-poró, cebolinha, azeite têm efeito antibacteriano, enquanto o azeite, a cúrcuma, o curry e o gengibre têm ação antioxidante. Já o alecrim, o tomilho, o orégano, o manjericão e a hortelã são ricos em óleos essenciais que ajudam a reduzir a proliferação das células doentes”, exemplifica Milyane. 

Frutas e legumes, repletos de vitaminas, fibras e nutrientes, também não poderiam ficar de fora e alguns deles merecem destaque na alimentação das mulheres. “Frutas com caroço como ameixas, pêssegos e nectarinas, previnem o crescimento do câncer de mama”, informa a Nutricionista. Frutas vermelhas (morangos, framboesas, mirtilos e amoras) e as cítricas (laranja, limão, tangerina e grapefruit) também são recomendadas, já que possuem ação desintoxicante. Os diversos tipos de couve, brócolis, chá-verde, cogumelo e chocolate com alta concentração de cacau (acima de 70%) também integram a lista de alimentos indicados. 

E para os homens?
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. E, para eles, também há alimentos especiais que ajudam a combatê-lo. É o caso dos legumes e frutas ricos em caroteno, a exemplo da cenoura, inhame, batata-doce, abóbora, abobrinha, tomate, caqui, damasco, beterraba. “Eles possuem licopeno, substância que inibe a progressão das células cancerosas”, completa Milyane.