Outubro Rosa: a prevenção pode salvar vidas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres - no Brasil e no mundo -, com uma estimativa de 66,2 mil novos casos para este ano no país. Em 2019, mais de 18 mil brasileiras faleceram vítimas da doença.

A importância do diagnóstico precoce
Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Por isso, as mulheres precisam estar atentas aos sinais do próprio corpo, procurando imediatamente um médico caso identifiquem qualquer irregularidade nas mamas, como vermelhidão, inchaço, nódulos, endurecimento ou dores constantes.

O ginecologista da Abertta Saúde André Viotti destaca que o principal fator de risco para o câncer de mama é a idade. “Mulheres com mais de 50 anos têm mais chances de apresentar a doença do que outras abaixo dos 50 anos. Outro fator de risco é a genética, o uso de reposição hormonal por longos períodos e a obesidade. Além disso, mulheres que não amamentaram também têm o risco ampliado”, explica. 

O diagnóstico da doença se baseia, segundo o ginecologista, em um importante tripé: exame clínico, exame de imagem e biópsia. E o autoexame, feito pela própria mulher em casa, também é muito importante nessa equação. “Cerca de 80% dos diagnósticos de câncer de mama são detectados pelo autoexame. Com ele, a mulher conhece o próprio corpo e pode procurar um profissional para fazer os exames necessários”, observa.

A Abertta Saúde preparou um material explicando como as mulheres devem fazer o autoexame em casa. Confira aqui as orientações e siga os passos regularmente.

Vale ressaltar que, além do câncer de mama, o Outubro Rosa também incentiva as mulheres acuidarem da saúde como um todo, estimulando a adoção de uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, o controle do peso e do estresse e consultas regulares com o ginecologista.

O alerta também vale para os homens
Apesar de raro, o câncer de mama também atinge o público masculino. Em 2019, o INCA alerta que 227 homens morreram no Brasil vítimas da doença. Mesmo que as mulheres sejam as mais afetadas pela doença, os homens também precisam ter atenção especial ao corpo e deixar o preconceito de lado, consultando o médico sempre que necessário.

O Outubro Rosa é muito importante, mas é sempre bom lembrar: a atenção com a saúde deve ser permanente e o autocuidado deve ocorrer durante todos os dias do ano.