Saúde da família

Saúde para toda a família

Cuidados com o coração da mulher

As mulheres hoje vivem um estilo de vida agitado, numa rotina que concilia trabalho, casa, marido, filhos... Apesar das visíveis conquistas femininas, esse ritmo acelerado também gerou ônus, e um deles está relacionado à saúde do coração.

O infarto está entre os principais problemas cardíacos que acometem as mulheres e, devido à falta de sintomas típicos no organismo feminino, pode causar até o dobro de mortes na comparação com os homens.
 
Os cuidados consistem em ajustes nos hábitos

O primeiro passo é tomar consciência de que as enfermidades cardíacas são uma realidade frequente no universo feminino, a fim de se tormar medidas preventivas antes se manifeste o problema.
Para o coração da mulher continuar saudável é preciso manter dieta equilibrada e peso ideal, praticar exercícios regularmente, não fumar e acompanhar de perto os índices de colesterol e a pressão arterial.
  
Homem também precisa cuidar da saúde 

Quando o assunto é prevenção, os homens não são os mais exemplares. Por uma questão culturalmente enraízada, que coloca os homens como o sexo forte e mais resistente à doenças, acabam adiando este tema em sua rotina diária, e o resultado pode ser catastrófico. Por isso, é preciso conscientizar para hábitos que podem fazer toda diferença na saúde.e qualidade de vida.
 
Prevenir é o melhor remédio

Para saber como anda a saúde, é fundamental incluir na rotina a visita periódica ao médico, pelo menos uma vez por ano para realização de check-up.
 
Os principais exames do check-up masculino: exames de sangue para medir níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e insulina; função hepática; ácido úrico; câncer de próstata (dosagem enzima PSA); câncer de cólon (colonoscopia); função pulmonar; raio X de tórax.
 
Associe a realização do check-up a hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e equilíbrio do ritmo de vida profissional.
  
Saúde começa na infância 

É importante educar as crianças desde cedo na adoção de hábitos saudáveis, e os pais exercem um papel fundamental nessa busca, introduzindo na rotina de seus filhos atitudes e práticas que contribuem para um crescimento saudável, e a prevenção de doenças no futuro.
 
A preocupação começa dentro do útero

É importante a mãe, durante a gravidez, ter um cuidado redobrado com a sua saúde, pois, tudo o que acontece no seu organismo pode passar para o bebê. Por isso é importante realizar um pré-natal adequado.
 
Exemplo que educa

Na educação dos filhos, os pais devem agir como exemplos a serem seguidos pelas crianças. Dessa forma, para introduzir na rotina dos filhos a prática de hábitos saudáveis - alimentação balanceada, atividades físicas, diversão e lazer - a família deve se envolver, e também mudar de hábitos se for preciso, para que a criança tenha a segurança de que aquela atitude é positiva.
 
Essa é a melhor forma de garantir uma infância saudável, que reflete de forma positiva na evolução da saúde até a fase adulta.