Importância dos indicadores assistenciais na identificação de problemas e de soluções

Os indicadores assistenciais são ferramentas importantes para medir a qualidade do serviço prestado e a evolução dos pacientes que buscam este serviço. Portanto, é de extrema importância que sejam constantemente acompanhados e compartilhados com a operadora para que ambas as partes possam, em conjunto, definir estratégias para garantir a assistência adequada com a melhor qualidade possível, visando melhores desfechos clínicos, satisfação dos Beneficiários e implementação de ações para  a melhoria contínua do cuidado ao paciente.

Os indicadores assistenciais são de suma importância para uma instituição no âmbito da saúde, pois possibilitam o melhor dimensionamento de sua capacidade geral e suas competências de atendimento, inclusive para atendimentos especializados, bem como suas equipes, materiais e tecnologias disponíveis e definição de prioridades estratégicas.

Alguns indicadores assistenciais que geram informações importantes são:

  • Número de internações;
  • Taxa de ocupação de leitos;
  • Índices epidemiológicos;
  • Comorbidades e de procedimentos cirúrgicos;
  • Tempo de permanência do paciente na instituição.

No âmbito da Enfermagem, temos alguns indicadores que podem ser mensurados e usados para definição de protocolos, identificação de problemas em determinadas áreas da instituição, são:

  • Incidência de quedas de pacientes;
  • Incidência de lesão por pressão;
  • Incidência de flebite;
  • Incidência de não conformidade na administração de medicamentos;
  • Taxa de infecção hospitalar;
  • Incidência de extubação não programada;
  • Satisfação do paciente;
  • Perda de sonda nasogastroenteral;
  • Incidência de obstrução de cateter venoso central;
  • Taxa de acidente de trabalho de profissionais de enfermagem;
  • Distribuição de técnicos e auxiliares de enfermagem x leito;
  • Distribuição de enfermeiros x leito;
  • Horas de treinamento de profissionais de enfermagem;
  • Taxa de absenteísmo de enfermagem;
  • Média de permanência;
  • Taxa de rotatividade de enfermagem;
  • Taxa de mortalidade;
  • Taxa de ocupação.

A Abertta Saúde entende que tem papel fundamental na construção conjunta do processo de melhoria contínua junto aos prestadores parceiros, e para isto, conta com o compartilhamento dos resultados de seus indicadores para que possamos acompanhar de perto a assistência prestada aos nossos Beneficiários, atuando de forma construtiva e para a elaboração de planos de ação e acompanhamento das possíveis melhorias identificadas.

Esta ação conjunta visa o fortalecimento de nosso relacionamento junto aos prestadores, sempre com respeito e transparência, de forma que o Beneficiário esteja no centro do cuidado, e os prestadores credenciados sejam uma extensão da Abertta Saúde enquanto acolhimento, cuidado e assistência adequada e de qualidade.

Fonte: IBSP – instituto brasileiro de segurança do paciente