Os indicadores assistenciais são ferramentas importantes para medir a qualidade do serviço prestado e a evolução dos pacientes que buscam este serviço. Portanto, é de extrema importância que sejam constantemente acompanhados e compartilhados com a operadora para que ambas as partes possam, em conjunto, definir estratégias para garantir a assistência adequada com a melhor qualidade possível, visando melhores desfechos clínicos, satisfação dos Beneficiários e implementação de ações para a melhoria contínua do cuidado ao paciente.
Os indicadores assistenciais são de suma importância para uma instituição no âmbito da saúde, pois possibilitam o melhor dimensionamento de sua capacidade geral e suas competências de atendimento, inclusive para atendimentos especializados, bem como suas equipes, materiais e tecnologias disponíveis e definição de prioridades estratégicas.
Alguns indicadores assistenciais que geram informações importantes são:
- Número de internações;
- Taxa de ocupação de leitos;
- Índices epidemiológicos;
- Comorbidades e de procedimentos cirúrgicos;
- Tempo de permanência do paciente na instituição.
No âmbito da Enfermagem, temos alguns indicadores que podem ser mensurados e usados para definição de protocolos, identificação de problemas em determinadas áreas da instituição, são:
- Incidência de quedas de pacientes;
- Incidência de lesão por pressão;
- Incidência de flebite;
- Incidência de não conformidade na administração de medicamentos;
- Taxa de infecção hospitalar;
- Incidência de extubação não programada;
- Satisfação do paciente;
- Perda de sonda nasogastroenteral;
- Incidência de obstrução de cateter venoso central;
- Taxa de acidente de trabalho de profissionais de enfermagem;
- Distribuição de técnicos e auxiliares de enfermagem x leito;
- Distribuição de enfermeiros x leito;
- Horas de treinamento de profissionais de enfermagem;
- Taxa de absenteísmo de enfermagem;
- Média de permanência;
- Taxa de rotatividade de enfermagem;
- Taxa de mortalidade;
- Taxa de ocupação.
A Abertta Saúde entende que tem papel fundamental na construção conjunta do processo de melhoria contínua junto aos prestadores parceiros, e para isto, conta com o compartilhamento dos resultados de seus indicadores para que possamos acompanhar de perto a assistência prestada aos nossos Beneficiários, atuando de forma construtiva e para a elaboração de planos de ação e acompanhamento das possíveis melhorias identificadas.
Esta ação conjunta visa o fortalecimento de nosso relacionamento junto aos prestadores, sempre com respeito e transparência, de forma que o Beneficiário esteja no centro do cuidado, e os prestadores credenciados sejam uma extensão da Abertta Saúde enquanto acolhimento, cuidado e assistência adequada e de qualidade.
Fonte: IBSP – instituto brasileiro de segurança do paciente