Você sabe a importância de uma auditoria em saúde?

A auditoria é uma ação que pode acontecer prévia, concomitante ou subsequente a execução de atos técnicos ou operacionais, praticados em um serviço de saúde. Outro aspecto é que a auditoria auxilia no cumprimento de normas estabelecidas por órgão reguladores e deve ser uma aliada ao modelo de atenção à saúde, proposto pela operadora.  Rodrigues et al (2012), definem auditoria como “exame sistemático e independente para verificar o grau de conformidade dos requisitos operacionais, do contrato, de um bem ou de um serviço”. A atividade não deve ser vista como fiscalização, redução de custos ou de forma punitiva. Seu objetivo é verificar o padrão da assistência prestada, verificar distorções que devem ser revistas, ou seja, é uma auxiliar no processo de qualidade e sustentabilidade. Cada vez tem sido mais comum, as auditorias de certificação em busca de maior qualidade e transparência nos processos. 

A própria RN 452, que dispõe sobre o programa de acreditação de operadoras de planos privados de assistência à saúde, relata a importância de uma “certificação de boas práticas em gestão organizacional e em gestão em saúde...cujo objetivo é a qualificação da prestação dos serviços, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente, propiciando uma melhor experiência do beneficiário”.  Neste contexto a auditoria é uma importante ferramenta, que auxilia no controle, avaliação e permite verificar de forma contínua ou resultados, identificar possíveis distorções e contribuir para correção e aperfeiçoamento da assistência prestada. 
A auditoria deve, portanto: ter foco na estratégia e modelo de atenção, monitorar processos, buscar de forma sistemática a qualidade e a segurança da informação, melhorando a experiência e resultados em saúde. 

Rodrigues et al (2012) descrevem a importância de verificar os macroprocessos em busca de melhores práticas, considerando: a eficiência (execução de determinada atividade com melhor aproveitamento de recursos), eficácia (execução de determinada atividade atingindo os objetivos da organização) e a efetividade (execução de determinada atividade atingindo os objetivos da organização de forma social e ambientalmente correta).  Sendo assim, a efetividade, além de verificar se a atividade foi feita de modo eficiente e eficaz, avalia se os envolvidos percebem essas ações em relações aos interesses e expectativas. Como roteiro, esses autores sugerem para acompanhar o nível de desempenho, alguns questionamentos, apresentado como 5W + 1H+ (show me).  Aplicando a auditoria pode ser interpretado assim:
What (o que foi feito) /Who  (quem executou)/ Where ( onde)/ When (quando): nesse item qual a evidência?/Why (por quê) e How (Como)

Assim, a análise custo efetividade e as tomadas de decisão nos processos de auditoria, podem contribuir para o controle e melhoria dos sistemas de saúde, aliando qualidade e custo de forma sustentável.

Fonte: Qualidade e acreditação em Saúde.  Rodrigues, M. V. et al.   Cap 4. Editora FGV, 2012.