Núcleo de Segurança do Paciente

Cuidar de seus Beneficiários, com foco na promoção da saúde e na prevenção de riscos e agravos, são norteadores da Abertta Saúde.

O NSP - Núcleo de Segurança do Paciente é uma unidade responsável por promover ações preventivas com o intuito de disseminar a cultura da segurança e mitigar a ocorrência de incidentes com danos a todos. 

Formado por uma equipe multidisciplinar, o Núcleo de Segurança do Paciente da Abertta Saúde possui ações dedicadas a gestão da segurança para que boas práticas sejam realizadas por todos os profissionais da saúde. Estas ações são pautadas nas seis metas internacionais de Segurança do Paciente:
 

 

Se durante um atendimento, em um CPS, em hospitais, clínicas ou consultórios credenciados, ocorrer algum incidente ou se deparar com uma situação de risco, comunique ao seu CPS de referência, ao profissional de saúde mais próximo, à sua referência de cuidado ou entre em contato e notifique o Núcleo de Segurança do Paciente através do e-mail: nucleodeseguranca@arcelormittal.com.br

Alguns exemplos de incidentes:

 

O objetivo da notificação de um incidente é identificar a razão da falha e promover o aprendizado organizacional para evitar recorrências. Profissionais de saúde, pacientes e familiares ou responsáveis podem contribuir para o fortalecimento da cultura da segurança e melhoria da qualidade da assistência prestada.

Todos somos responsáveis por um cuidado seguro!