Como aproveitar os quitutes julinos sem descuidar da saúde?

Julho ainda é tempo de São João. Por isso, o mês ainda conta com um cardápio recheado de gostosuras. E, nesse frio, elas são um convite ao exagero, por isso, é importante manter o equilíbrio para os quitutes não pesarem posteriormente na balança. Os cuidados valem para qualquer época do ano: evite alimentos gordurosos, não abuse dos doces e das bebidas alcoólicas e lembre-se de hidratar-se. 
Se você optou por render-se às guloseimas julinas, alguns truques são válidos para não exagerar. “Escolha um prato salgado e outro doce e não exagere nas quantidades. Peça pequenas porções e, ao perceber que está satisfeito, pare de comer”, recomenda Bárbara De Moro, Nutricionista do CPS de Belo Horizonte e Contagem.
Mas nem todos as gostosuras julinas devem ser evitadas. Algumas delas são aliadas da nossa saúde. É o caso do milho cozido e da pipoca. Excelentes fontes de fibras, eles ainda promovem sensação de saciedade. Os caldos também são boas opções nutricionais, especialmente o verde, o de abóbora, o de feijão, o de mandioca e de batata-baroa. 
Espetinhos de frango e carne também são bem-vindos, principalmente se preparados com cortes magros e temperos naturais. O amendoim torrado é também protagonista dos festejos. “Apesar de ajudar a controlar o colesterol, pode ser considerado vilão quando consumido demasiadamente em função do excesso de sal e de calorias”, pontua Bárbara. 
Ao consumir os doces da época, como a famosa canjica, algumas simples adaptações na receita podem fazer a diferença. “Troque o leite integral pelo desnatado e substitua o açúcar por adoçante culinário”, orienta a Nutricionista. A seguir ela ensina duas receitas saborosas e nutritivas para você esquentar o corpo e curtir sua família no seu próprio “arraiá”.