Aquecendo o corpo e mantendo a boa saúde

O frio já bate à porta apesar do inverno não ter oficialmente iniciado. Com as baixas temperaturas, o nosso corpo precisa de mais energia para reter o calor, o que aumenta a sensação de fome e a propensão a nos rendermos a alimentos mais calóricos. Assim, nesta época, aumenta-se o risco de ganhar peso, principalmente, se deixarmos de lado as atividades físicas. 

Por isso, para manter a saúde em dia, é fundamental manter a rotina de atividade física e saber distinguir o que realmente é fome daquilo que é vontade de comer. “Quando for fome mesmo, dê preferência para alimentos mais quentes, que vão ajudar a manter a temperatura. Evite o consumo de comidas calóricas e restrinja o consumo de açúcares e gorduras, sempre dando preferência às versões livres destes vilões”, ensina Ana Carolina.

Outra sugestão é apostar em caldos e sopas. Mas dê preferência a vegetais e legumes menos calóricos, carnes mais magras e use apenas uma fonte de carboidrato. “Essas refeições são muito bem-vindas desde que preparadas com frango e legumes leves, como batata-baroa, abobrinha, abóbora”, recomenda Ana Carolina do Couto, Nutricionista do CPS de João Monlevade.

Ovos também são alimentos muito indicados para os dias frios. Eles têm baixos índices calóricos e saciam. Outra forma de agregar mais energia de forma saudável é incluir fibras, como linhaça, chia e aveia nas preparações. Crisps de sementes também são perfeitos para colocar em caldos, tornando as refeições ainda mais saborosas e nutritivas.

Ana Carolina recomenda uma granola salgada que pode ser usada em lanches e que vai agradar a toda a família. Confira o passo a passo na imagem acima!