Saúde materno-infantil: abrace essa causa

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unicef, com o objetivo de conscientizar a população, incentivar e reforçar a importância da amamentação para o desenvolvimento dos recém-nascidos. Na Abertta Saúde, a partir deste ano, trabalharemos esta data de forma mais ampla, envolvendo os cuidados nas fases de planejamento familiar, pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento infantil, clique aqui para saber mais.

Dentro deste aspecto integral da campanha deste mês, não podemos deixar de falar sobre a amamentação, que contribui de forma significativa para a nutrição da criança e seu desenvolvimento, assim como fortalece o vínculo entre a mamãe e o bebê. Em entrevista, a ginecologista obstetra do Centro de Promoção de Saúde de João Monlevade, Dra. Laurany Matos, esclarece dúvidas e reforça o papel da sociedade e das empresas neste momento da vida.

Qual o momento decisivo para estimular a amamentação entre mãe e recém-nascido?
A primeira hora de vida do bebê é vital para o seu futuro e, por isso, recebeu o nome de hora de ouro. Ela é a oportunidade para fortalecer vínculos entre mãe e filho e, também, confere maior possibilidade de estabelecer uma amamentação de sucesso: favorece o aumento dos níveis de ocitocina, que previne a hemorragia uterina, e promove o aumento significativo da prolactina, que favorece também a amamentação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o leite materno deve ser o alimento exclusivo dos bebês até os seis meses de vida. Como podemos, como empresa e como sociedade, chamar atenção para essa recomendação?
Podemos melhorar esse índice promovendo momentos de educação em saúde e rodas de conversa no pré-natal. É importante também orientar as grávidas sobre a importância de uma rede de apoio (familiares, amigos e profissionais da saúde) com habilidade para acolher e orientar com amor, sem imposições, e que respeite e contribua para a mãe se sentir tranquila e segura para viver este momento, que, para muitas, é bastante desafiador. Como empresa, podemos respeitar a individualidade de cada mulher e orientar as mães para continuarem com a amamentação quando retornarem ao trabalho, por meio da extração e congelamento do leite, e não realizarem o desmame.

 

Hoje já se sabe que o leite materno é fundamental para o desenvolvimento infantil. Em quais aspectos esse alimento é fundamental para os bebês?
O leite materno é composto por proteínas, anticorpos, fatores de crescimento, hormônios, vitaminas, minerais, milhões de células vivas, açúcar, micro RNAs, ácidos gordos de cadeia longa, e outros. Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias, otites, menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2, melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.

E para as mães, quais os principais benefícios da amamentação? E os principais cuidados que a lactante deve adotar?
A amamentação reduz em 6% a possibilidade de câncer de mama, em cada ano que a mulher amamenta, e também constrói vínculo afetivo de qualidade entre mãe e filho, extremamente importante para o desenvolvimento emocional sadio da criança. Os cuidados incluem a manutenção de uma alimentação saudável e da ingestão adequada de líquidos.

Algumas mães, por motivos diversos, não podem ou não conseguem amamentar seus recém-nascidos. Quais as alternativas a esse cenário?
Temos o Banco de Leite Humano - Leite Seguro. A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela OMS. O Banco de Leite Humano é responsável por todo o processo de coleta, processamento, controle da qualidade do leite materno e distribuição para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães.