Os cuidados pós vacina

Cuidados pós vacina

  • Sim. Nenhuma vacina é 100% eficaz e não sabemos se as disponíveis até o momento são capazes de impedir a transmissão do vírus. Além disso, enquanto tivermos doses insuficientes para vacinar grande parte da população, sempre teremos pessoas vulneráveis e que poderão apresentar quadros graves da COVID-19.

     
  • ›› Porque o corpo precisa de tempo para produzir anticorpos
    Estima-se que a eficácia esperada da vacina seja atingida em cerca de duas semanas após a imunização completa.

    ›› Para garantir sua proteção
    A vacina reduz o risco de você desenvolver COVID-19, mas não garante imunidade total à doença.

    ›› Para proteger as outras pessoas
    Ainda não sabemos se a vacina impede a transmissão do vírus, ou seja, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença. Então, enquanto a vacinação não chegar à maior parte da população e a disseminação do vírus não for controlada, todos devem seguir com as medidas de proteção, como usar máscara, fazer distanciamento social, higienizar as mãos e evitar ambientes mal ventilados.

     
  • A chamada imunidade coletiva consiste em atingir um ponto em que há uma quantidade suficiente de pessoas imunes ao vírus, interrompendo a transmissão comunitária. 

    Ainda não há informações concretas sobre quando e se, de fato, teremos uma imunidade coletiva, pois ela depende de fatores como:

    ● Evitarmos a circulação de novas variantes: Quanto menos variantes surgirem, maior é a possibilidade de controle sobre a pandemia.
    ● Ter uma grande parcela da população completamente vacinada: Ainda faltam dados para determinar o percentual necessário, mas os especialistas acreditam que entre 70% e 90% das pessoas precisam estar imunizadas.

    Independentemente da imunidade coletiva, é fundamental vacinar-se assim que possível e continuar mantendo as medidas de proteção: usar máscara, manter o distanciamento, lavar bem as mãos e manter os ambientes arejados.