Perguntas Frequentes

 
  • Não. Ao ser admitido para trabalhar em uma das Empresas Patrocinadoras, o empregado e seus dependentes passam a ser Beneficiários da Abertta Saúde e têm direito a usufruir de todos os benefícios oferecidos, sem nenhuma carência.

     
  • O sistema de custeio da Abertta Saúde é pós-pago, ou seja, não há mensalidade. O Beneficiário paga apenas se utilizar algum serviço. É cobrado um percentual de coparticipação de acordo com o procedimento realizado e com o plano do Beneficiário. A coparticipação é debitada em folha de pagamento, até o limite de 15% do salário-base do Beneficiário, num prazo de 30 a 60 dias após a utilização do serviço.

     
  • O valor de cada procedimento consta de uma tabela previamente acordada entre a Abertta Saúde e o credenciado.

     
  • Ao se tornar Beneficiário da Abertta Saúde, o titular e seus dependentes recebem o cartão do plano no prazo de 30 dias. Ao buscar atendimento nos Centros de Promoção da Saúde ou na rede credenciada, apresente o cartão da Abertta Saúde acompanhado de um documento de identificação com foto. O cartão contém os dados necessários para sua identificação e sua utilização garante agilidade e eficiência ao atendimento. Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, entre em contato com a Abertta Saúde para solicitar a segunda via, acompanhado de boletim de ocorrência.

     
  • De posse do cartão Abertta Saúde, o Beneficiário procura diretamente no Centro de Promoção da Saúde ou na Rede Credenciada o serviço desejado (consulta médica, exames de laboratório, internação hospitalar).

     
  • Alguns procedimentos de alto custo e de maior complexidade passam pela Auditoria Médica/Odontológica da Abertta Saúde antes de serem liberados. Exemplos de procedimentos que são auditados: cirurgia bariátrica (obesidade mórbida); cirurgias ortopédicas, neurológicas, cardiológicas e buco-maxilo-facial; terapias para pacientes portadores de necessidades especiais. Nestes casos, o Beneficiário deve procurar o Centro de Promoção da Saúde antes de agendar o procedimento, munido com o pedido médico/odontológico e justificativa para realização do evento. O prazo de liberação varia de acordo com o tipo de procedimento.

     
  • Nos casos de urgência/emergência, como acidentes ou sintomas clínicos que demandem intervenção médica imediata, o Beneficiário deve procurar o hospital credenciado mais próximo. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Relacionamento, no telefone 0800 721 4015.

     
  • A adesão ao plano ocorre de forma automática no momento da admissão. Ao ser admitido para trabalhar em uma das Empresas Patrocinadoras, o empregado e seus dependentes diretos (cônjuge, filho(a) e/ou enteado(a) de até 21 anos) se tornam Beneficiários da Abertta Saúde e passam a usufruir de todos os benefícios do plano, sem nenhuma carência. Sendo assim, a adesão ao plano é única e exclusivamente possível apenas para empregados do Grupo ArcelorMittal, não sendo possível realizar contratação/adesão por outros meios.