Perguntas frequentes - PBM
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1. Posso comprar medicamentos pelo Programa sem receita?
Não. As compras deverão ser feitas em uma farmácia credenciada à sua escolha, sempre mediante apresentação da receita médica ou odontológica datada, assinada, dentro da validade e em nome do Beneficiário descrito na receita.
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2. Como posso adquirir medicamentos da Lista Referencial Abertta Saúde?
O Programa não deve interferir na relação médico-paciente. O profissional tem toda a liberdade para prescrever o medicamento que atenderá melhor as necessidades do paciente. Mas, durante a consulta, informe ao seu médico que você possui o PBM e veja se é possível que ele acesse a lista de medicamentos referenciais nos quais você tem direito a subsídio e, se for o caso, prescreva um deles.
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3. Como titular, posso comprar medicamentos para meus dependentes? E, como dependente, é possível comprar para o titular?
Sim. Desde que a receita esteja no nome da pessoa que vai utilizar o medicamento e sejam apresentados o cartão e um documento de identificação dela. O titular ou dependente pode assinar o cupom fiscal como responsável pela compra, mas é indispensável que o medicamento comprado seja lançado no código do beneficiário que vai utilizar o medicamento.
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4. Posso comprar produtos de perfumaria, higiene pessoal e suplementos alimentares (vitaminas)?
Não. O benefício é exclusivo para aquisição de produtos registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na categoria de medicamentos sob prescrição médica ou odontológica. Itens como hidratantes, protetor solar e de limpeza também não podem ser adquiridos pelo PBM, mesmo constando na receita.
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5. Há limite de valor ou quantidade para a compra de medicamentos?
Sim, o programa possui limite referente ao saldo financeiro do grupo familiar e à quantidade de caixas dos medicamentos adquirida. Se, no momento da compra, você receber a mensagem que seu limite foi ultrapassado e tiver alguma dúvida, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 721 4015 ou por meio dos canais de comunicação.
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6. A farmácia credenciada é obrigada a me vender pelo menor preço praticado por outra farmácia não credenciada?
Não. Cada farmácia, independentemente de ser credenciada ou não, pode praticar um preço, mas respeitando o PMC (Preço Máximo do Consumidor).
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7. Como proceder se não conseguir comprar em uma farmácia credenciada?
Entre em contato com a Abertta Saúde pelo número 0800 721 4015 ou pelo Fale Conosco do App. Informe seu nome completo e cartão do plano, nome da farmácia e o endereço para verificação da ocorrência. Os dados solicitados são importantes para agilizar o processo de conferência e retorno.
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8. Posso comprar por tele-entrega/delivery?
Não. Para a realização da venda pelo sistema, o balconista precisa verificar todos os dados da receita.
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9. Quando compro um medicamento injetável, lancetas de glicemia, agulhas e seringas o valor cobrado pela aplicação e/ou insumos entra no programa?
Não. Neste caso, o valor cobrado para a aplicação e dos insumos não são cobertos pelo programa.
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10. Os descontos obtidos com o cartão PBM são cumulativos aos da farmácia popular ou outro cartão de descontos?
Não. É necessário realizar a escolha do convênio a ser utilizado: PBM ou farmácia popular.