Perguntas e respostas sobre a Abertta Saúde
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1. Quais são os prestadores da rede Abertta Saúde?
A rede de prestadores credenciados está disponível no APP Abertta Saúde e site: https://portal.aberttasaude.com.br/
Você pode entrar em contato também com a Central de Atendimento pelo 0800 721 4015, além das equipes dos CPS Juiz de Fora e Santos Dumont e dos Espaços Abertta Saúde na Medicina Ocupacional (o profissional da Abertta Saúde está presencial toda segunda-feira).
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2. Haverá mudança do cartão?
O cartão (ou carteirinha) da Abertta Saúde permanecerá o mesmo. Haverá mudança na operadora Unimed que assegura a cobertura nacional. A partir de 01/04/2024 esse atendimento será pela Unimed SJRP e o cartão, disponível apenas na versão digital, poderá ser acessado no App Abertta Saúde.
Caso você não visualize o cartão, atualize o App na loja playstore Android: https://bit.ly/AppAberttaSaudeAndroid iOS: https://bit.ly/AppAberttaSaudeAndroid . *Quem já utiliza o aplicativo da Abertta Saúde deve remover a versão antiga e baixar a nova.
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3. Em que situações utilizarei o cartão da Unimed São José do Rio Preto (USJRP)?
A utilização da Rede Unimed estará disponível fora da região de Juiz de Fora e Santos Dumont e demais localidades onde não há rede direta Abertta Saúde. A consulta da rede da Unimed São José do Rio Preto estará disponível no app da operadora ou no site: https://www.unimedriopreto.com.br/guiamedico
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4. Em quais cidades utilizarei somente a rede Abertta Saúde?
Em todas as cidades onde há CPS ou rede direta Abertta Saúde. Exemplos: Juiz de Fora, Santos Dumont, Ewbank da Camara, Matias Barbosa, Lima Duarte, Belo Horizonte, Polo Sul Fluminense, João Monlevade, Sabará, Timóteo, Contagem, Simão Pereira e Santa Luzia.
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5. Estou com procedimento em análise pela Unimed, como devo proceder a partir de 01/04/2024?
Abertta Saúde acompanhará essas situações de acordo com os relatórios disponibilizados pela Unimed. Os beneficiários poderão entrar em contato com nossa equipe de atendimento pelos telefones: JF (32)99819-9295 ou SD (32) 99863-0395.
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6. Quais as vantagens na utilização da Abertta Saúde?
- Acompanhamento Personalizado;
- Agilidade na autorização e tratativa com prestadores;
- Redução no valor da coparticipação;
- Modelo de Atenção Integrado Abertta Saúde;
- Sinergia com o modelo adotado em outras unidades ArcelorMittal;
- Centros de Promoção a Saúde (CPS) próprios, com médicos, dentistas, especialistas e equipe multidisciplinar, sem cobrança de coparticipação nas consultas e nos procedimentos odontológicos de prevenção e odontopediatria.
- Acesso a atendimento por canais remotos sem cobrança de coparticipação: teleatendimento com especialidades, pronto atendimento online e psicologia viva.
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7. Desejo consultar ou tenho vínculo com um profissional que não compõe a Rede Abertta Saúde. O que devo fazer?
Nessas situações você pode contar com apoio da nossa equipe para direcionamento para um profissional da rede direta. Se preferir, poderá realizar o atendimento particular e solicitar o reembolso (livre- escolha), de acordo com as regras de cobertura definidas para o plano.
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8. Estou com um procedimento autorizado pela Unimed, como devo proceder a partir de 01/04/2024?
Comunique ao nosso atendimento e será feita a reversão da guia para Abertta Saúde. Os hospitais já estão todos credenciados em nossa rede direta. Se precisar, acione a equipe pelos telefones JF (32)99819-9295 ou SD (32) 99863-0395.
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9. Como agendo atendimentos no CPS?
O agendamento pode ser realizado pelo aplicativo da Abertta Saúde, pelo WhatsApp da unidade, via Central de Relacionamento pelo número 0800 721 4015 ou pelo WhatsApp com ícone disponível no aplicativo.
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10. Como faço para meu dependente ter acesso a todos os cartões do meu grupo familiar?
No aplicativo do titular, clica-se em cartões e no ícone “gerenciar permissões” é possível autorizar esse acesso.
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11. Em caso de dúvida nos finais de semana, feriados e fora do horário comercial como faço?
Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 721 4015. Esse serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
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12. Preciso de consulta médica. Por que devo ir primeiro ao CPS?
Todo Beneficiário possui um Centro de Promoção da Saúde (CPS) de referência. Lá uma equipe de saúde pode fornecer um cuidado contínuo para você e sua família, com serviços ambulatoriais, consultas médicas e odontológicas, além de alguns exames e tratamentos. Além disso, as consultas médicas e odontológicas são gratuitas, sem cobrança de coparticipação.
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13. Quais serviços estão disponíveis nos CPSs de Juiz de Fora e Santos Dumont?
Nessas unidades você conta com atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Confira os detalhes.
JUIZ DE FORA:
- Consultas Médicas: Cardiologia; Clínica Geral de Adultos e Crianças; Dermatologia; Ginecologia; Ortopedia; Pediatria; Urologia.
- Odontologia: Clínica Geral, Dentística; Higienização Dentária
- Outros Atendimentos: atendimentos de enfermagem (aplicação de medicamentos, retirada de pontos, dentre outros); Nutrição; Psicologia.
- Vacinação: vacinas do SUS e particulares (com pagamento via desconto em folha)
SANTOS DUMONT:
- Consultas Médicas: Cardiologia; Clínica Geral de Adultos e Crianças; Dermatologia; Ginecologia; Ortopedia; Pediatria; Urologia e Fisioterapia.
- Odontologia: Clínica Geral, Dentística; Higienização Dentária
- Outros Atendimentos: atendimentos de enfermagem (aplicação de medicamentos, retirada de pontos, dentre outros); Fisioterapia; Nutrição; Psicologia.
- Vacinação: vacinas do SUS e particulares (com pagamento via desconto em folha).
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14. Preciso de consulta de urgência. Posso fazer consulta a distância?
Sim, para urgências simples, é recomendado o agendamento de uma tele consulta pelo nosso app. Caso o profissional solicite uma visita presencial, dê preferência aos nossos CSPs, e caso apresente sinais de gravidade, você poderá se dirigir à rede hospitalar credenciada.
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15. Preciso de consulta de urgência. Quando procurar a rede credenciada?
Caso não seja possível realizar o atendimento nos CPSs, presencialmente ou por tele consulta, e para situações potencialmente mais graves como acidentes, fraturas, dor no peito, dor de cabeça intensa e persistente, dentre outras condições, você deverá se dirigir à uma Unidade Hospitalar com Pronto Atendimento. Para consultar os prestadores credenciados com atendimento de urgência e emergência, acesse nosso app e clique no menu “Emergência”.
Usualmente, é realizada uma consulta de Enfermagem para avaliação da condição de gravidade do paciente, aqueles em condições mais graves têm prioridade no atendimento. O prestador fará a liberação da guia de atendimento no autorizador online, sendo necessário assiná-la.
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16. Preciso fazer exames de laboratorio ou imagem (radiologia). Como proceder?
Com o pedido médico em mãos, consulte pelo app os prestadores disponíveis da nossa Rede Credenciada e realize o agendamento do(s) exame(s) solicitado(s). Os exames de laboratório e RX, em geral, não necessitam de agendamento, sendo o atendimento realizado por ordem de chegada na clínica ou no laboratório.
Havendo necessidade de agendamento, compareça ao local de atendimento na data marcada com o pedido médico, carteirinha digital do plano e um documento de identificação com foto. O prestador fará a liberação do procedimento no autorizador online, no momento do atendimento, sem necessidade de autorização prévia.
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17. Necessito de internação, o que devo fazer?
Seu plano garante cobertura para internação na rede credenciada para tratamento clínico, cirúrgico e obstetrícia (parto), de acordo com o Rol de procedimentos e eventos da ANS. As internações de urgência não necessitam de autorização prévia, sendo liberadas no momento do atendimento.
Toda internação programada/eletiva necessita de autorização prévia. O hospital responsável inicia o processo com a inclusão da solicitação do procedimento e materiais no sistema autorizador, anexa o pedido médico e outros documentos necessários ao processo, e envia para análise da equipe de auditoria. Pela ANS, o prazo de autorização é de até 21 dias úteis, mas de modo geral a liberação da Abertta Saúde ocorre com 10 dias úteis. Assim, é necessário que as solicitações sejam feitas com antecedência para que haja tempo hábil até a data prevista do procedimento.
O Beneficiário consegue acompanhar no app a liberação de seus procedimentos em auditoria, basta clicar no ícone “Autorizações”. Caso necessite de algum apoio, entre contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 721 4015 ou pelo WhatsApp (31) 3308-4307.
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18. Quais são os custos com o plano?
O Beneficiário e sua família não têm custo fixo com o benefício de saúde. A empresa paga a mensalidade do titular e dependentes. Nos Centros de Promoção da Saúde as consultas médicas e odontológicas não têm cobrança de coparticipação (porcentagem sobre o serviço utilizado). Nos prestadores da rede credenciada, cabe ao empregado o pagamento da coparticipação sempre que ele ou seus dependentes realizarem uma consulta ou procedimento. Consulte o Manual do Plano para conferir a tabela de coparticipação.
O valor das coparticipações é debitado por meio do desconto em folha até o limite de 15% do salário base.