Perguntas frequentes

 
  • Não. Ao ser admitido para trabalhar em uma das Empresas Patrocinadoras, o empregado e seus dependentes passam a ser Beneficiários da Abertta Saúde e têm direito a usufruir de todos os benefícios oferecidos, sem nenhuma carência.

     
  • O sistema de custeio da Abertta Saúde é pós-pago, ou seja, não há mensalidade. O Beneficiário paga apenas se utilizar algum serviço. É cobrado um percentual de coparticipação de acordo com o procedimento realizado e com o plano do Beneficiário. A coparticipação é debitada em folha de pagamento, até o limite de 15% do salário-base do Beneficiário, num prazo de 30 a 60 dias após a utilização do serviço.

     
  • O valor de cada procedimento consta de uma tabela previamente acordada entre a Abertta Saúde e o credenciado.

     
  • Ao se tornar Beneficiário da Abertta Saúde, o titular e seus dependentes recebem o cartão do plano no prazo de 30 dias. Ao buscar atendimento nos Centros de Promoção da Saúde ou na rede credenciada, apresente o cartão da Abertta Saúde acompanhado de um documento de identificação com foto. O cartão contém os dados necessários para sua identificação e sua utilização garante agilidade e eficiência ao atendimento. Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, entre em contato com a Abertta Saúde para solicitar a segunda via, acompanhado de boletim de ocorrência.

     
  • De posse do cartão Abertta Saúde, o Beneficiário procura diretamente no Centro de Promoção da Saúde ou na Rede Credenciada o serviço desejado (consulta médica, exames de laboratório, internação hospitalar).

     
  • Alguns procedimentos de alto custo e de maior complexidade passam pela Auditoria Médica/Odontológica da Abertta Saúde antes de serem liberados. Exemplos de procedimentos que são auditados: cirurgia bariátrica (obesidade mórbida); cirurgias ortopédicas, neurológicas, cardiológicas e buco-maxilo-facial; terapias para pacientes portadores de necessidades especiais. Nestes casos, o Beneficiário deve procurar o Centro de Promoção da Saúde antes de agendar o procedimento, munido com o pedido médico/odontológico e justificativa para realização do evento. O prazo de liberação varia de acordo com o tipo de procedimento.

     
  • Nos casos de urgência/emergência, como acidentes ou sintomas clínicos que demandem intervenção médica imediata, o Beneficiário deve procurar o hospital credenciado mais próximo. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Relacionamento, no telefone 0800 721 4015.

     
  • A adesão ao plano ocorre de forma automática no momento da admissão. Ao ser admitido para trabalhar em uma das Empresas Patrocinadoras, o empregado e seus dependentes diretos (cônjuge, filho(a) e/ou enteado(a) de até 21 anos) se tornam Beneficiários da Abertta Saúde e passam a usufruir de todos os benefícios do plano, sem nenhuma carência. Sendo assim, a adesão ao plano é única e exclusivamente possível apenas para empregados do Grupo ArcelorMittal, não sendo possível realizar contratação/adesão por outros meios.

     
  • 1.     Consultas
    Para atendimentos nos Centros de Promoção da Saúde, o Beneficiário deve ligar para a Central de Relacionamento (0800 721 4015) e agendar a consulta com o profissional de sua escolha.
    Para atendimentos na Rede Credenciada, o Beneficiário deve ligar e agendar a consulta diretamente no consultório do prestador ou na clínica de sua preferência. No momento da consulta, é necessário apresentar o cartão da Abertta Saúde e um documento de identificação com foto. O prestador solicitará a autorização do procedimento no sistema e, após a liberação, o Beneficiário deverá assinar a guia de atendimento. O prazo para liberação é imediato.


    2.     Exames simples
    De posse do pedido médico, o Beneficiário deve entrar em contato com o prestador/clínica de sua preferência, ou de acordo com a indicação do seu médico e agendar dia e horário para realização do exame. Após a liberação, o Beneficiário deverá assinar a guia de atendimento. O prazo para liberação é imediato.

    sistema e, após a liberação, o Beneficiário deverá assinar a guia de atendimento. O prazo para liberação é imediato.


    3.     Exames complexos
    Os exames complexos (ressonância magnética, cintilografia, cateterismo, exames de genética, dentre outros) são analisados previamente pela Auditoria Médica da Abertta Saúde. Ao realizar o agendamento, é necessário aguardar que o prestador realize a solicitação via sistema autorizador e receba o retorno da Regulação Técnica. Você ainda pode encaminhar o pedido médico para o CPS e solicitar a liberação do seu exame. O prazo para liberação de exames complexos é de até 5 dias úteis.

     

    4.    Tratamentos/Terapias de baixa complexidade
    São atividades necessárias e complementares à recuperação do paciente e/ou desenvolvimento do tratamento, de acordo com critérios definidos pelos médicos. Os tratamentos podem ter um limite de sessões autorizadas mês e/ou por ano, de acordo com as diretrizes da ANS. O tratamento será autorizado mediante a apresentação do pedido médico com justificativa. Algumas situações poderão ser submetidas à Auditoria Médica da Abertta Saúde, que dará retorno quanto à liberação em até 5 dias úteis.


    5.     Tratamentos/Terapias de alta complexidade
    São consideradas terapias de alta complexidade: hemodiálise e diálise peritoneal (CAPD), quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, hemodinâmica, cirurgias oftalmológicas de alta complexidade, dentre outros. É imprescindível o pedido médico com justificativa e a liberação prévia pela Auditoria Médica da Abertta Saúde. O prazo para liberação é de até 21 dias úteis.


    6.     Pronto atendimento
    Os atendimentos de urgência e emergência, no ponto de atendimento/pronto socorro dos hospitais credenciados, são liberados de imediato e não necessitam de avaliação da Regulação Técnica. Esse tipo de atendimento sempre começa com uma consulta de avaliação com o médico plantonista que irá avaliar a necessidade de outros procedimentos para assegurar a assistência adequada ao paciente.

     

     
  • 1.     Cirurgias programadas
    Toda internação programada ou eletiva é encaminhada para a Auditoria Médica da Abertta Saúde. É necessário que o hospital responsável pelo procedimento faça a inclusão da guia de autorização no sistema, juntamente com toda a documentação necessária para que o processo de análise pela Regulação Técnica se inicie. As solicitações deverão ser realizadas com pelo menos 21 dias úteis de antecedência.


    2.     Órteses, próteses e materiais especiais
    As solicitações deverão ser realizadas com pelo menos 10 dias úteis de antecedência para que possam ser avaliadas pela Auditoria Médica da Abertta Saúde. Após avaliação, a equipe dará o retorno com a liberação ou a solicitação de informações complementares. 


    3.     Cirurgias de urgência
    Em situações de urgência/emergência o Beneficiário deve procurar o hospital conveniado de sua preferência para receber atendimento. Se houver necessidade de hospitalização, o hospital fará a internação do paciente e solicitará via sistema a autorização do procedimento. Os eventos de urgência não necessitam de liberação imediata da Auditoria Médica da Abertta Saúde..