Programa de Benefício de Medicamentos - PBM
Você sabia que a Abertta Saúde proporciona aos empregados da ArcelorMittal Brasil* e seus dependentes o Programa de Benefício de Medicamento – PBM?
Você e sua família tem acesso ao que há de mais moderno e seguro em assistência farmacêutica através de dois convênios parceiros: ePharma ou Drogaria Araújo. São milhares de farmácias credenciadas e medicamentos subsidiados, com autorização em tempo real.
Além disso, você tem a tranquilidade da garantia de procedência dos medicamentos, uma vez que o PBM permite a comercialização apenas de insumos registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na categoria de medicamentos e sob sua constante supervisão.
Quais os medicamentos que possuem subsídio?
Os medicamentos que possuem subsídio constam na Lista Referencial da Abertta Saúde e contemplam tratamentos para as seguintes condições:
- Doenças cardiovasculares (Acidente vascular cerebral / Angina / Arritmia / Aterosclerose / Cardiomiopatias / Hipertensão arterial sistêmica / Insuficiência cardíaca / Trombose)
- Dislipidemia
- Doenças pulmonares (Asma / Bronquite / Enfisema)
- Diabetes
- Doenças tireoidianas (Hipotireoidismo / Hipertireoidismo)
- Epilepsias e Síndromes epilépticas
- Transtornos mentais e do comportamento (Ansiedade / Demência / Depressão / Esquizofrenia / Psicoses / Transtorno de déficit de atenção / Hiperatividade)
- Osteoporose / Osteopenia
- Climatério
- Hiperuricemia / Gota
- Tabagismo
- Doenças infecciosas bacterianas / Fúngicas / Parasitárias / Virais
- Medicamentos para anticoncepção
- Rinite
- Glaucoma
- Doença Parkinson
- Dermatite atópica
Quais farmácias são credenciadas?
A ePharma possui uma rede de farmácias credenciadas em todo o Brasil. Para saber quais farmácias atendem ao Convênio em sua localidade, acesse o site www.epharma.com.br ou o aplicativo ePharma, disponível para download.
Para utilizar o convênio direto com a Drogaria Araújo, consulte aqui a loja mais próxima.
Como comprar medicamentos pelo plano?
- Lembre-se de solicitar ao seu médico, sempre que possível, que ele prescreva medicamentos da Lista Referencial da Abertta Saúde;
- Ao receber a receita, certifique-se que a data, assinatura e número do CRM do seu médico estejam legíveis, pois esses dados serão conferidos no momento da autorização para compra na farmácia;
- Na farmácia, apresente a receita válida, o cartão da Abertta Saúde ou cartão do PBM do portador da receita médica e o documento de identificação com foto do portador;
- A compra de medicamentos por terceiros somente pode ser realizada mediante apresentação dos documentos do beneficiário(a) indicado na receita médica;
- Antes de assinar o cupom fiscal na farmácia, confira o nome que consta no documento, o valor da compra e a descrição do benefício.
Como saber o número do meu cartão?
Você consegue visualizar o número do seu cartão PBM por meio do site ou do aplicativo ePharma.
Qual a validade da receita médica?
Não será autorizada a venda de medicamentos cujas receitas estejam com datas fora dos prazos estipulados, conforme listado abaixo:
- Condições crônicas (hipertensão, colesterol, diabetes etc.): 180 dias;
- Anticoncepcional: 1 ano;
- Antibiótico: 10 dias em 02 vias (regra da Vigilância Sanitária);
- Para outras doenças: 30 dias ou conforme a legislação vigente.
Quais produtos posso adquirir pelo PBM?
Através do Programa você pode comprar medicamentos de referência, similares e genérico.
ATENÇÃO: O PBM possui uma regra que racionaliza a aquisição de medicamentos a fim de evitar automedicação e promover o controle do uso pelo médico. Dessa forma, cada medicamento possui uma quantidade limite de caixas que podem ser adquiridas (consulte na Lista Referencial Abertta Saúde).
Como efetuar o pagamento?
De acordo com o seu plano, a forma de pagamento da compra de medicamentos pelo convênio ePharma ou Drogaria Araújo pode ser à vista ou via desconto em folha. Para mais informações, entre em contato com a Abertta Saúde.
Existe reembolso de medicamentos?
O Programa não permite reembolso na compra de medicamentos, exceto nos seguintes casos, mediante comprovação:
- Sistema da ePharma/Drogaria Araújo indisponível e ou falha operacional (informações dos prestadores);
- Intercorrência no cadastro de Beneficiários no sistema da ePharma/Drogaria Araújo (informação da Abertta Saúde);
- Compras realizadas em localidades onde não há farmácias credenciadas (informações dos prestadores);
- Compras realizadas nos fins de semana de Beneficiários sem cadastro na ePharma/Drogaria Araújo (informação da Abertta Saúde);
- Compras realizadas após o prazo de 02 dias úteis para Beneficiários de condições especiais não cadastradas no prazo (informação da Abertta Saúde);
- Falha na atualização dos medicamentos sudsidiados no sistema dos prestadores impedindo a compra (comprovação de tentativa via sistema).
Alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br ou pela Central de Relacionamento da Abertta Saúde - 0800 721 4015, disponível 24 horas por dia.
Você também pode entrar em contato com a e-Pharma para esclarecer dúvidas sobre negativas de atendimento, consulta de saldo e consulta da rede credenciada – de segunda a sexta, das 07h às 23h, e sábado, domingo e feriados, das 8h às 22h. Telefone: 3003-4812 (Capital e regiões metropolitanas).
*Consulte a cobertura do seu plano. Não aplicável a Beneficiários da Aperam.