Programa de Benefício de Medicamentos

Programa de Benefício de Medicamentos - PBM

Você sabia que a Abertta Saúde proporciona aos empregados da ArcelorMittal Brasil* e seus dependentes o Programa de Benefício de Medicamento – PBM?

Você e sua família tem acesso ao que há de mais moderno e seguro em assistência farmacêutica através de dois convênios parceiros: ePharma ou Drogaria Araújo. São milhares de farmácias credenciadas e medicamentos subsidiados, com autorização em tempo real.

Além disso, você tem a tranquilidade da garantia de procedência dos medicamentos, uma vez que o PBM permite a comercialização apenas de insumos registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na categoria de medicamentos e sob sua constante supervisão.

Quais os medicamentos que possuem subsídio?
Os medicamentos que possuem subsídio constam na Lista Referencial da Abertta Saúde e contemplam tratamentos para as seguintes condições:

  • Doenças cardiovasculares (Acidente vascular cerebral / Angina / Arritmia / Aterosclerose / Cardiomiopatias / Hipertensão arterial sistêmica / Insuficiência cardíaca / Trombose)
  • Dislipidemia
  • Doenças pulmonares (Asma / Bronquite / Enfisema)
  • Diabetes
  • Doenças tireoidianas (Hipotireoidismo / Hipertireoidismo)
  • Epilepsias e Síndromes epilépticas
  • Transtornos mentais e do comportamento  (Ansiedade / Demência / Depressão / Esquizofrenia / Psicoses / Transtorno de déficit de atenção / Hiperatividade)
  • Osteoporose / Osteopenia
  • Climatério
  • Hiperuricemia / Gota
  • Tabagismo
  • Doenças infecciosas bacterianas / Fúngicas / Parasitárias / Virais
  • Medicamentos para anticoncepção
  • Rinite
  • Glaucoma
  • Doença Parkinson
  • Dermatite atópica

Quais farmácias são credenciadas?

A ePharma possui uma rede de farmácias credenciadas em todo o Brasil. Para saber quais farmácias atendem ao Convênio em sua localidade, acesse o site www.epharma.com.br ou o aplicativo ePharma, disponível para download.

Para utilizar o convênio direto com a Drogaria Araújo, consulte aqui a loja mais próxima.

Como comprar medicamentos pelo plano?

  • Lembre-se de solicitar ao seu médico, sempre que possível, que ele prescreva medicamentos da Lista Referencial da Abertta Saúde;
  • Ao receber a receita, certifique-se que a data, assinatura e número do CRM do seu médico estejam legíveis, pois esses dados serão conferidos no momento da autorização para compra na farmácia;
  • Na farmácia, apresente a receita válida, o cartão da Abertta Saúde ou cartão do PBM do portador da receita médica e o documento de identificação com foto do portador;
  • A compra de medicamentos por terceiros somente pode ser realizada mediante apresentação dos documentos do beneficiário(a) indicado na receita médica;
  • Antes de assinar o cupom fiscal na farmácia, confira o nome que consta no documento, o valor da compra e a descrição do benefício.

Como saber o número do meu cartão?
Você consegue visualizar o número do seu cartão PBM por meio do site ou do aplicativo ePharma.

Qual a validade da receita médica?

Não será autorizada a venda de medicamentos cujas receitas estejam com datas fora dos prazos estipulados, conforme listado abaixo:

  • Condições crônicas (hipertensão, colesterol, diabetes etc.): 180 dias;
  • Anticoncepcional: 1 ano;
  • Antibiótico: 10 dias em 02 vias (regra da Vigilância Sanitária);
  • Para outras doenças: 30 dias ou conforme a legislação vigente.

Quais produtos posso adquirir pelo PBM?

Através do Programa você pode comprar medicamentos de referência, similares e genérico.
ATENÇÃO: O PBM possui uma regra que racionaliza a aquisição de medicamentos a fim de evitar automedicação e promover o controle do uso pelo médico. Dessa forma, cada medicamento possui uma quantidade limite de caixas que podem ser adquiridas (consulte na Lista Referencial Abertta Saúde).

Como efetuar o pagamento?

De acordo com o seu plano, a forma de pagamento da compra de medicamentos pelo convênio ePharma ou Drogaria Araújo pode ser à vista ou via desconto em folha. Para mais informações, entre em contato com a Abertta Saúde.

Existe reembolso de medicamentos?

O Programa não permite reembolso na compra de medicamentos, exceto nos seguintes casos, mediante comprovação:

  • Sistema da ePharma/Drogaria Araújo indisponível e ou falha operacional (informações dos prestadores);
  • Intercorrência no cadastro de Beneficiários no sistema da ePharma/Drogaria Araújo (informação da Abertta Saúde);
  • Compras realizadas em localidades onde não há farmácias credenciadas (informações dos prestadores);
  • Compras realizadas nos fins de semana de Beneficiários sem cadastro na ePharma/Drogaria Araújo (informação da Abertta Saúde);
  • Compras realizadas após o prazo de 02 dias úteis para Beneficiários de condições especiais não cadastradas no prazo (informação da Abertta Saúde);
  • Falha na atualização dos medicamentos sudsidiados no sistema dos prestadores impedindo a compra (comprovação de tentativa via sistema).

Alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br ou pela Central de Relacionamento da Abertta Saúde - 0800 721 4015, disponível 24 horas por dia.
Você também pode entrar em contato com a e-Pharma para esclarecer dúvidas sobre negativas de atendimento, consulta de saldo e consulta da rede credenciada – de segunda a sexta, das 07h às 23h, e sábado, domingo e feriados, das 8h às 22h. Telefone: 3003-4812 (Capital e regiões metropolitanas).

*Consulte a cobertura do seu plano. Não aplicável a Beneficiários da Aperam.