Governança corporativa

A Abertta Saúde, alinhada às melhores práticas de Governança Corporativa desenvolvidas no mercado de saúde suplementar e pelas suas Patrocinadoras, vem consolidando essas práticas mais fortemente, a cada dia. Significa dizer que a atuação sempre transparente da Associação, fundamentada nos mais altos padrões éticos e legais, passa a ser validada também pelos Conselhos de Administração e Fiscal, além da Assembleia Geral de Patrocinadoras. Os Conselheiros tem apresentado recomendações administrativas e financeiras que nos direcionam para caminhos mais sólidos e sustentáveis. Além disso, entendemos que reforçar o papel dos líderes para promover o comportamento ético, justo e igualitário, dentro e fora da empresa é objetivo a ser perseguido para que a Governança Corporativa na Associação se fortaleça e traga sustentabilidade, gerando benefícios para todos.

A Gestão da Associação baseia-se em princípios adotados mundialmente para Governança Corporativa, indicados pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), órgão referência no tema.

Algumas ações estão sendo adotadas pela Associação para fortalecer o Modelo de Governança Corporativa, entre elas, adequação à Resolução Normativa 443 da Agência Nacional de Saúde Suplementar de 2019, sobretudo considerando o fortalecimento dos macroprocessos de Governança, Ética e Compliance, Gestão de Risco e Controles Internos e Auditoria Interna. Entendemos que essas ações evidenciam o estilo de gestão da Abertta Saúde, demonstrando que a ética e transparência são fundamentos para a consolidação de nossa Visão e sustentabilidade.

Muito mais do que uma mensagem, esse texto, em conjunto com as demais Politicas e Diretrizes de Compliance da ArcelorMittal Brasil e demais Patrocinadoras, no que couber, devem nortear todas as ações que fazem parte de um relacionamento profissional e ser reflexo de nossas condutas, de forma que incorporá-los à nossa rotina seja tão natural quanto compreender que devemos cumprir as Leis vigentes em nosso País.

José Antônio Gimenez
Diretor Presidente da Abertta Saúde