Janeiro Branco, saúde mental e bem-estar

Uma das resoluções mais comuns do ano-novo é cuidar da saúde. Adotar hábitos mais saudáveis, como alimentação balanceada, rotina de exercícios e equilíbrio do sono, proporcionam bem-estar em qualquer idade. Além dos benefícios para o corpo, a mente também agradece. Afinal, a saúde mental deve ser compreendida de maneira integral.  “Ela está cotidianamente ligada a vários fatores do nosso dia a dia e a forma como eles se encadeiam contribui para sustentar ou afetar a integralidade de nossa saúde”, explica a Psicóloga do CPS de Piracicaba, Alexandrina Salgado. 
 
Ela também ressalta que estar emocionalmente bem não significa não ter momentos difíceis. “Ser mentalmente saudável não é ser infalível. É perceber-se em suas fragilidades e reconhecer-se suas potências. E o autoconhecimento é um caminho valioso para se priorizar, cuidar de si e manter sua saúde mental em dia”. 
 
Para promover e divulgar a importância dos cuidados com a saúde mental foi idealizado o Janeiro Branco. Atenta à relevância do tema, a Abertta Saúde desenvolveu uma cartilha com dicas para que você tome atitudes positivas para sua saúde psíquica. A seguir, elencamos algumas sugestões extraídas do material, disponível para consulta aqui
 
•          Não se compare com a vida do outro, afinal, cada um tem suas próprias realidades, preferências e realizações;
•          Não se limite por suas falhas anteriores, pois elas não significam que você vai errar novamente;
•          Seja autoconfiante, pois condicionar sua mente para o sucesso é o primeiro passo para algo bem-sucedido;
•          Seja grato ao que há de bom ao redor para se motivar a ter melhores atitudes e se sentir bem;
•          Comemore cada vitória, porque cada objetivo alcançado é um passo adiante para o bem-estar;
•          Concentre-se em viver o agora. Tire aprendizados do passado e planeje o futuro, mas não deixe que nada disso o impeça de aproveitar o hoje;
•          Procure ajuda profissional se identificar sintomas constantes de ansiedade e depressão.
 
Reflexos no dia a dia
A saúde mental faz parte da qualidade de vida. É graças a ela que nós passamos por situações de estresse, lidamos com emoções negativas e situações desagradáveis e, mesmo assim, nos mantemos ativos e equilibrados. “Quando ela está prejudicada, pensamentos, sentimentos e comportamentos dificultam ou impedem que alcancemos nossa felicidade”, comenta a profissional. 
 
Hábitos prejudiciais
Algumas atitudes aparentemente inofensivas podem prejudicar a saúde de maneira geral. “Problemas físicos podem levar à perda de autoestima e autoconfiança, levando a pessoa a ficar mais reclusa e, consequentemente, recorrer aos hábitos e vícios nocivos”, comentou. 
 
Outro ponto de atenção é com o uso excessivo das tecnologias em nosso cotidiano. “Há estudos que mostram sua interferência nociva ao funcionamento cerebral, principalmente dos jovens. Isso ocorre, principalmente, pelo contato com uma realidade fantasiosa e romantizada que alimenta visões pessimistas de si, de fracassos pessoais e infelicidade”, alerta.
 
Autovalorização 
Apostar em si e investir no autoconhecimento são fundamentais. “Estabeleça metas com coerência e se necessário busque suporte para cuidar da sua saúde de forma preventiva. Não espere haver sobrecarga para atentar-se a ela”. A busca de atividades prazerosas e o contato com outras pessoas são também recomendados. “Quando criamos bons vínculos, investimos na troca de afetos e de interesses, entramos em contato com emoções positivas que fortalecem nossa saúde mental”, finalizada Alexandrina. 
 
Vamos falar mais sobre isso? 
Se você tem interesse em ser mais saudável, mas não sabe por onde iniciar, um bom começo é participar da live "Mudança de hábitos para alcançar saúde mental e bem-estar". O evento será realizado via Teams pela Abertta Saúde na próxima terça, 18, às 14h. A transmissão vai contar com a participação especial da Enfermeira Carolina Oliva e da Psicóloga Lilliam Silva. Marque na sua agenda e não perca!