Você conhece o Núcleo de Segurança do Paciente?

O que é o NSP?
É a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.

O que é Segurança do Paciente?
É um tema da saúde que busca proteger o paciente dos riscos ao frequentar um serviço de saúde reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas.

Na Abertta Saúde, o NSP promove ações para fortalecer a cultura de segurança buscando proteger o paciente desses riscos. Essas ações são baseadas nas 06 metas de segurança da organização mundial de Saúde:

Como notificar?
Qualquer evento adverso que tenha causado danos a um paciente pode ser comunicado.

O NSP recebe notificações de incidentes não intencionais que podem ocorrer durante o atendimento e a prestação dos serviços de saúde. Alguns exemplos são:

  • Troca de nome do paciente;
  • Entrega de resultado errado de exame;
  • Falhas durante a cirurgia;
  • Queda do paciente;
  • Administração errada da dieta;
  • Problemas relacionados ao uso de medicamentos ou de equipamentos.

Os incidentes podem ser notificados por qualquer empregado da Abertta Saúde, por todos os Beneficiários e pelos prestadores de saúde. Os contatos para notificar qualquer incidente ou eventos adversos podem ser realizados por meio de:

  • Email: nucleodesegurança@arcelormittal.com.br
  • Procurar diretamente o Núcleo de Segurança do Paciente na Abertta Saúde
  • Os prestadores da Rede Credenciada enviarão e-mail ao NSP relatando o incidente ou evento, juntamente com o número de protocolo de registro no Notivisa