Perguntas frequentes

 
  • Não. Ao ser admitido para trabalhar em uma das Empresas Patrocinadoras, o empregado e seus dependentes passam a ser Beneficiários da Abertta Saúde e têm direito a usufruir de todos os benefícios oferecidos, sem nenhuma carência.

     
  • O sistema de custeio da Abertta Saúde é pós-pago, ou seja, não há mensalidade. O Beneficiário paga apenas se utilizar algum serviço. É cobrado um percentual de coparticipação de acordo com o procedimento realizado e com o plano do Beneficiário. A coparticipação é debitada em folha de pagamento, até o limite de 15% do salário-base do Beneficiário, num prazo de 30 a 60 dias após a utilização do serviço.

     
  • O valor de cada procedimento consta de uma tabela previamente acordada entre a Abertta Saúde e o credenciado.

     
  • Ao se tornar Beneficiário da Abertta Saúde, o titular e seus dependentes recebem o cartão do plano no prazo de 30 dias. Ao buscar atendimento nos Centros de Promoção da Saúde ou na rede credenciada, apresente o cartão da Abertta Saúde acompanhado de um documento de identificação com foto. O cartão contém os dados necessários para sua identificação e sua utilização garante agilidade e eficiência ao atendimento. Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, entre em contato com a Abertta Saúde para solicitar a segunda via, acompanhado de boletim de ocorrência.

     
  • De posse do cartão Abertta Saúde, o Beneficiário procura diretamente no Centro de Promoção da Saúde ou na Rede Credenciada o serviço desejado (consulta médica, exames de laboratório, internação hospitalar).

     
  • Alguns procedimentos de alto custo e de maior complexidade passam pela Auditoria Médica/Odontológica da Abertta Saúde antes de serem liberados. Exemplos de procedimentos que são auditados: cirurgia bariátrica (obesidade mórbida); cirurgias ortopédicas, neurológicas, cardiológicas e buco-maxilo-facial; terapias para pacientes portadores de necessidades especiais. Nestes casos, o Beneficiário deve procurar o Centro de Promoção da Saúde antes de agendar o procedimento, munido com o pedido médico/odontológico e justificativa para realização do evento. O prazo de liberação varia de acordo com o tipo de procedimento.

     
  • Nos casos de urgência/emergência, como acidentes ou sintomas clínicos que demandem intervenção médica imediata, o Beneficiário deve procurar o hospital credenciado mais próximo. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Relacionamento, no telefone 0800 721 4015.

     
  • A adesão ao plano ocorre de forma automática no momento da admissão. Ao ser admitido para trabalhar em uma das Empresas Patrocinadoras, o empregado e seus dependentes diretos (cônjuge, filho(a) e/ou enteado(a) de até 21 anos) se tornam Beneficiários da Abertta Saúde e passam a usufruir de todos os benefícios do plano, sem nenhuma carência. Sendo assim, a adesão ao plano é única e exclusivamente possível apenas para empregados do Grupo ArcelorMittal, não sendo possível realizar contratação/adesão por outros meios.

     
  • 1.     Consultas
    Para atendimentos nos Centros de Promoção da Saúde, o Beneficiário deve ligar para a Central de Relacionamento (0800 721 4015) e agendar a consulta com o profissional de sua escolha.
    Para atendimentos na Rede Credenciada, o Beneficiário deve ligar e agendar a consulta diretamente no consultório do prestador ou na clínica de sua preferência. No momento da consulta, é necessário apresentar o cartão da Abertta Saúde e um documento de identificação com foto. O prestador solicitará a autorização do procedimento no sistema e, após a liberação, o Beneficiário deverá assinar a guia de atendimento. O prazo para liberação é imediato.


    2.     Exames simples
    De posse do pedido médico, o Beneficiário deve entrar em contato com o prestador/clínica de sua preferência, ou de acordo com a indicação do seu médico e agendar dia e horário para realização do exame. Após a liberação, o Beneficiário deverá assinar a guia de atendimento. O prazo para liberação é imediato.

    sistema e, após a liberação, o Beneficiário deverá assinar a guia de atendimento. O prazo para liberação é imediato.


    3.     Exames complexos
    Os exames complexos (ressonância magnética, cintilografia, cateterismo, exames de genética, dentre outros) são analisados previamente pela Auditoria Médica da Abertta Saúde. Ao realizar o agendamento, é necessário aguardar que o prestador realize a solicitação via sistema autorizador e receba o retorno da Regulação Técnica. Você ainda pode encaminhar o pedido médico para o CPS e solicitar a liberação do seu exame. O prazo para liberação de exames complexos é de até 5 dias úteis.

     

    4.    Tratamentos/Terapias de baixa complexidade
    São atividades necessárias e complementares à recuperação do paciente e/ou desenvolvimento do tratamento, de acordo com critérios definidos pelos médicos. Os tratamentos podem ter um limite de sessões autorizadas mês e/ou por ano, de acordo com as diretrizes da ANS. O tratamento será autorizado mediante a apresentação do pedido médico com justificativa. Algumas situações poderão ser submetidas à Auditoria Médica da Abertta Saúde, que dará retorno quanto à liberação em até 5 dias úteis.


    5.     Tratamentos/Terapias de alta complexidade
    São consideradas terapias de alta complexidade: hemodiálise e diálise peritoneal (CAPD), quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, hemodinâmica, cirurgias oftalmológicas de alta complexidade, dentre outros. É imprescindível o pedido médico com justificativa e a liberação prévia pela Auditoria Médica da Abertta Saúde. O prazo para liberação é de até 21 dias úteis.


    6.     Pronto atendimento
    Os atendimentos de urgência e emergência, no ponto de atendimento/pronto socorro dos hospitais credenciados, são liberados de imediato e não necessitam de avaliação da Regulação Técnica. Esse tipo de atendimento sempre começa com uma consulta de avaliação com o médico plantonista que irá avaliar a necessidade de outros procedimentos para assegurar a assistência adequada ao paciente.

     

     
  • 1.     Cirurgias programadas
    Toda internação programada ou eletiva é encaminhada para a Auditoria Médica da Abertta Saúde. É necessário que o hospital responsável pelo procedimento faça a inclusão da guia de autorização no sistema, juntamente com toda a documentação necessária para que o processo de análise pela Regulação Técnica se inicie. As solicitações deverão ser realizadas com pelo menos 21 dias úteis de antecedência.


    2.     Órteses, próteses e materiais especiais
    As solicitações deverão ser realizadas com pelo menos 10 dias úteis de antecedência para que possam ser avaliadas pela Auditoria Médica da Abertta Saúde. Após avaliação, a equipe dará o retorno com a liberação ou a solicitação de informações complementares. 


    3.     Cirurgias de urgência
    Em situações de urgência/emergência o Beneficiário deve procurar o hospital conveniado de sua preferência para receber atendimento. Se houver necessidade de hospitalização, o hospital fará a internação do paciente e solicitará via sistema a autorização do procedimento. Os eventos de urgência não necessitam de liberação imediata da Auditoria Médica da Abertta Saúde..

     
 

Perguntas frequentes - Odontologia

  • O seu plano odontológico pode ser utilizado em nossos Centros de Promoção da Saúde (CPS) ou em nossa Rede Credenciada.

    Sempre que estiver em uma cidade que possui CPS, comece o seu atendimento pelas nossas unidades. Nele você conta com uma equipe de saúde para te apoiar nas situações de urgência ou programadas (eletivas) e de forma contínua, conforme a sua necessidade e de seus dependentes.

    Agende uma consulta com um dentista do CPS pelo aplicativo Abertta Saúde e, após esta consulta inicial onde serão realizadas a prevenção e a avaliação de sua condição bucal, ele fará as recomendações que você necessita. Seu tratamento poderá ser realizado no próprio CPS ou com um profissional credenciado, dependendo do seu plano de tratamento.

    Se na sua cidade não houver um CPS, agende a consulta inicial com um profissional da rede credenciada. A consulta odontológica e a prevenção (limpeza com flúor) são gratuitas, ou seja, não há cobrança de coparticipação. Isso é válido tanto para os CPSs quanto para a rede credenciada.

     
  • Além de consultas, a Odontologia do CPS realiza a prevenção (limpeza com fluor), restaurações em resina e outros materiais, extrações dentárias, algumas cirurgias de menor porte, alguns tratamentos periodontais (de gengiva), além do tratamento de crianças. Esses serviços podem variar de uma região para outra conforme a equipe disponível. Consulte as especialidades do seu CPS no aplicativo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamentos pelo 0800 721 4015.

     
  • A Abertta Saúde conta com profissionais em todas as especialidades odontológicas na Rede Credenciada que atendem em consultório particular pelo valor da tabela negociada. Consulte o Manual do Plano, disponível no App Abertta Saúde, para verificar os percentuais de coparticipação previstos para Odontologia.

    Durante o atendimento, o profissional credenciado faz a inclusão do plano de tratamento no sistema de autorização e o retorno é dado após análise da equipe de Regulação Técnica. Se necessário, poderá ser solicitado ao prestador o envio de documentação complementar do paciente, como radiografias, fotos e pareceres.

    Passam por auditoria os tratamentos nas especialidades de prótese, cirurgia periodontal e endodontia.

     
  • A cobertura do plano Odontológico segue o Rol de procedimentos odontológicos da ANS (Agência Nacional de Saúde) e prevê ainda a cobertura de alguns eventos adicionais (extra-rol).

    De modo geral, podemos falar que as especialidades cobertas pelo Rol são: Dentística (restaurações em geral como as resinas), Periodontia (cuidados com a gengiva), Cirurgia (procedimentos cirúrgicos como as extrações dentárias), Odontopediatria (tratamento para crianças), Endodontia (tratamento de canal), Radiografia e Prótese (roach, dentadura, peças dentárias).

    É importante ressaltar que nem todos os procedimentos de uma especialidade estão no Rol e, por isso, sempre que tiver dúvida sobre a cobertura de um evento, você deve enviar sua dúvida pelo Fale Conosco do App ou entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 721 4015) ou com o seu CPS de referência.

     
  • A rede de prestadores credenciados está disponível no App Abertta Saúde e site: https://portal.aberttasaude.com.br/. Você também pode pedir alguma indicação de dentista ou clínica odontológica credenciada à equipe do seu CPS de referência.

     
  • A autorização do tratamento é feita a partir do plano de tratamento (ou orçamento) gerado pelo dentista credenciado durante a consulta inicial. Cabe a ele incluir todos os procedimentos necessários ao seu cuidado no sistema autorizador da Abertta Saúde. Alguns procedimentos serão autorizados de imediato e outros irão passar pela avaliação da nossa Regulação Técnica com retorno em até 5 dias úteis.

    É importante que você atenda a solicitação do profissional em relação a radiografias, pois para alguns procedimentos, como canal, peças, dentre outros, é necessário que o dentista envie para a Abertta Saúde o RX inicial e/ou final para finalização da auditoria. Se você não realizar e enviar o raio X para o dentista, ele não consegue atender você e nem receber pelo tratamento realizado.

     
  • Caso você precise realizar algum tratamento odontológico em cidades onde não tenha Abertta Saúde, você deverá pagar o seu tratamento e solicitar o reembolso. As regras do reembolso (valor de tabela) variam de acordo com o seu plano. No App Abertta Saúde você consegue simular o valor de reembolso para o seu plano.

     
  • Quando o seu dentista realiza um pedido de radiografia, seja ele credenciado à Abertta Saúde ou não, ele deve descrever todos os exames solicitados e quais as regiões e dentes específicos ele deseja avaliar. Somente assim a Abertta Saúde consegue liberar a realização do exame que você precisa.

     
  • Caso você entre em contato com um prestador que esteja divulgado no App Abertta Saúde e site: https://portal.aberttasaude.com.br/ e ele se negue a realizar o seu atendimento, orientamos que inicialmente realize contato em nossa Central de Relacionamento (0800 721 4015) informando o motivo da recusa, para que possam verificar a situação contratual do prestador e cobertura do atendimento.