Saúde espiritual

Como a espiritualidade ajuda em nossa qualidade de vida?

O conhecer-se como parte do cuidar-se e como determinante do ser

A Espiritualidade é o aspecto dinâmico e intrínseco do humano, que busca o significado, sentido, propósito e transcendência, tanto nas relações consigo mesmo quanto com a família, outras pessoas, comunidade, sociedade, natureza, sagrado e manifestada por crenças, valores, tradições e práticas. Refere-se a um conhecimento em construção, que reconhece o que é definido e palpável e tem o limite daquilo que permanece como mistério. A beleza dessa percepção é seu resultado na manutenção dos desafios, questionamentos e criação frente ao ainda inexplicável, alimentando o movimento da busca e desenvolvimento contínuos. 

Estudos sugerem que a Espiritualidade influencia na saúde, no processo de tomada de decisão e na adesão das pessoas às orientações realizadas pelos profissionais de saúde. A identificação de crenças e valores espirituais compõe uma etapa importante da entrevista clínica, pois os profissionais de saúde estão preparados para ouvir e trabalhar essa valiosa informação na construção de um plano compartilhado de cuidado, considerando suas individualidades. Atentar às necessidades espirituais das pessoas traz benefícios terapêuticos e pode melhorar a atenção em saúde.

A maneira como cada pessoa e família se constitui e define, faz suas escolhas, determina suas certezas e incertezas, enfrenta situações estressantes e reconhece o sentido nos processos da vida está intimamente relacionada a sua Espiritualidade. Dessa forma, é preciso buscar esse entendimento ampliado das competências do sujeito e seu(s) sistema(s) de referência para o aprendizado conjunto, construção e desenvolvimento contínuo da satisfação e qualidade de vida. A pessoa passa a encontrar significado para o momento vivido e para as mudanças, se responsabiliza, tem habilidade para implementar novas soluções, integra o cuidado baseado na compaixão e centrado nos relacionamentos e encontros consigo e com o outro.

Assim, a Espiritualidade emerge da interioridade humana e se manifesta nas relações e no modo de ser. Revela-se no olhar, atenção, carinho, amorosidade, calma, diálogo, capacidade de escuta e relação de confiança. Está no modo de ser de cada um, em um resgate de seu bem-estar, suas fontes de força e alegria e encontra meios para estabelecer conexões genuínas, encontrando sentido a cada experiência vivida.

Thereza Cristina Gomes Horta - Médica de Família e Comunidade do Centro de Promoção da Saúde de Contagem


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- DEZORZI, L.W.: Diálogos sobre espiritualidade no processo de cuidar de si e do outro para a enfermagem em terapia intensiva. Porto Alegre (RS): Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2006
- DEZORZI, L.W., RAYMUNDO, M.M. e GOLDIM, J.R.: Espiritualidade na atenção a pacientes/famílias em cuidados paliativos: um guia de apoio para profissionais de saúde. Cria Ideais – Porto Alegre: WWLivros 2016. 18p.
- DORNELES, M. DO A.: Núcleo interdisciplinar de estudos transdisciplinares sobre espiritualidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, janeiro/2001. 7p.
- ESPERANDIO, M., LEGET, C.: Espiritualidade nos cuidados paliativos: questão de saúde pública? Revista Bioética. V.28, n.03, p 543-553 – Brasilia, jul-set/2020. Doi: 10.1590/1983-80422020283419  
- SILVA, A.F.: Como a espiritualidade pode influência a saúde das pessoas? Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Fevereiro/2020. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/noticias/como-a-espiritualidade-pode-influenciar-a-saude-das-pessoas/
- SILVA, A.F., BRASIL A.Q., OLIVEIRA A.C.D., et al.: Concepções sobre espiritualidade: programas de provimento de médicos no Cariri cearense. Interdisciplinary Journal of Health Education. 2017 Jan-Jul;2(1):16-24. https://doi. org/10.4322/ijhe.2016.014.
- SILVA, M.C.M. da, VITORINO, L.M.: Religiosidade e espiritualidade na prática clínica da enfermagem: revisão da literatura e desenvolvimento de protocolo. HU Revista, v.44, n.4, p.469-479. Juiz de Fora, Out-Dez/2018. 
- OLIVEIRA, J.A.C. de.: Desafios do cuidado integral em saúde: a dimensão espiritual do médico se relaciona com sua prática na abordagem espiritual do paciente?. Dissertação (mestrado). Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, 2018. 156p.