FAQ ArcelorMittal Pecém

 

A Abertta Saúde está pronta para atender você!

Precisou? Conte com nossa equipe exclusiva ArcelorMittal Pecém: 

 (85) 98923-2592 - Evair Silva

 (85) 98923-2297 - Nailane Santos

 contatoaberttasaude.pecem@arcelormittal.com.br

Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Conte também com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 721 4015 disponível 24h, 7 dias por semana e com o WhatsApp Abertta Saúde.

 

       

 

 

                                                                         

IMPORTANTE: Em nosso Aplicativo, no campo “Como posso ajudar”, você pode digitar uma palavra e ter acesso às principais informações relacionadas ao tema.

 
  • Através do App Abertta Saúde você terá acesso ao Manual e Regulamento do seu Plano de Saúde.

     
  • Faça o download na loja de aplicativos disponível para Android e IOS. Para o primeiro acesso ao App Abertta Saúde, será necessário realizar o seu cadastro e definir uma senha. Para facilitar, clique aqui e assista o vídeo tutorial.

    Se realizou seu primeiro acesso antes do dia 1 de julho, siga os passos abaixo para atualizar seu acesso e navegar por todos os menus do aplicativo:

    1. Abra o app Abertta Saúde Mobile e toque no menu no canto superior direito.
    2. Selecione a opção Reiniciar o App para que o app atualize seu perfil.
    3. Repita este processo até que a tela inicial exiba todos os itens.

     
  • Com ele, você terá os serviços do seu plano na palma da mão:

    • Carteirinhas digitais;
    • Consultas online (agendadas e pronto atendimento);
    • Busca da rede credenciada;
    • Atendimento por WhatsApp;
    • Solicitação de reembolso;
    • Histórico de utilização do plano;
    • E muito mais
     
  • No App você tem acesso tanto à carteirinha digital Abertta Saúde quanto aos cartões do plano complementar Unimed Fortaleza. Para consultá-los acesse o App Abertta Saúde no campo “Cartões”, disponível no menu inferior.

     
  • Os Beneficiários dependentes maiores de 18 anos, automaticamente terão acesso ao seu cartão do plano Abertta Saúde pelo App. Para que eles tenham acesso completo a todos os cartões do grupo familiar é necessário que o titular do plano conceda a permissão de acesso através do campo Cartões > Gerenciar permissões.

     
  • No App Abertta Saúde, clique em Rede Credenciada e busque por estabelecimento, profissional, especialidade ou proximidade.

     
  • Ao chegar no prestador, apresente sua carteirinha virtual Abertta Saúde e um documento de identificação com foto.

     
  • Para Identificação na Rede Credenciada Preferencial Abertta Saúde basta apresentar Carteirinha digital acessada pelo App Abertta Saúde e um documento com foto.

     
  • Para atendimento na rede prestadora preferencial Abertta Saúde entre em contato com a nossa Central de Relacionamento através do telefone 0800 721 4015, disponível 24h, 7 dias por semana. Nossa equipe informará número da sua carteirinha digital Abertta Saúde para acesso à rede credenciada preferencial Abertta Saúde.

    Para atendimento na rede credenciada Unimed Fortaleza, informe o seu CPF ao prestador no momento do atendimento.

     
  • No Manual do seu plano, você pode consultar os procedimentos e os percentuais de coparticipação para cada tipo de evento. Acesse o App Abertta Saúde no menu “Manual do Plano”.

    Importante! Não há cobrança de coparticipação para: Teleatendimentos Abertta Saúde, atendimentos odontológicos na rede credenciada, contemplados no Rol da ANS, além de vários atendimentos em nossos Centros de Promoção da Saúde (disponíveis em breve).

     

     
  • Você pode solicitar o reembolso através do App Abertta Saúde no menu “Solicitação de Reembolso”. Lá você deverá anexar o recibo ou nota fiscal do evento e pedido médico ou relatório, conforme o procedimento realizado, e preencher as informações solicitadas.

    Para obter uma estimativa do valor a ser reembolsado, utilize a “calculadora de reembolso”, disponível em nosso App. Os valores a serem reembolsados seguem as regras e parâmetros de acordo com o seu plano, que podem ser visualizados no Manual do Plano. Para facilitar, clique aqui e assista o vídeo tutorial.

     
  • A partir de 01/07/2024 o seu plano Odontológico passa a ser exclusivamente na rede credenciada preferencial Abertta Saúde, que pode ser consultada em nosso App no menu “Rede Credenciada”. Os procedimentos odontológicos previstos no Rol da ANS, que podem ser consultados no Manual do Plano, não geram cobrança de coparticipação.

    Sua carteirinha do plano odontológico é a memsa que você utilizará para todos os serviços Abertta Saúde. Ela está disponível no app, no menu "Cartões".

     

     

     
 

         

 

 

                                                                               

 
  • A teleconsulta é um serviço oferecido pela Abertta Saúde para trazer agilidade, comodidade e segurança para os nossos beneficiários. Com esta modalidade de atendimento, você e seus dependentes podem agendar consultas até às 21h com os profissionais dos nossos Centros de Promoção da Saúde, sem precisar sair de casa.

     
  • Para agendar, acesse o App Abertta Saúde, clique no menu “Agendamento CPS”, selecione a opção “Teleconsulta” e escolha a especialidade desejada. No calendário, escolha o dia e o horário para sua teleconsulta e finalize o agendamento.

    No dia da consulta, você receberá por e-mail o link de acesso, que também estará disponível no app Abertta Saúde no menu de Agendamento CPS. Entre no link com 10 minutos de antecedência, para verificar a conexão da internet e liberar a câmera e do áudio.

    Para facilitar, clique aqui e assista o vídeo tutorial sobre como acessar o link da consulta pelo aplicativo.

     
  • A Abertta Saúde disponibiliza 13 especialidades para teleconsulta, além das opções de teleconsulta para renovação de receita e dica da nutricionista (consulta rápida de 15 minutos). Confira abaixo:

    • Cardiologia
    • Clínico Geral de Adultos
    • Clínico Geral de Adultos e Crianças
    • Endocrinologia
    • Farmacêutico
    • Ginecologia e Obstetrícia
    • Nutrição
    • Ortopedia
    • Pediatria/Clínico Geral de Crianças
    • Pneumopediatria
    • Psicologia
    • Psiquiatria
    • Urologia
     
  • Sim! Para casos de menor gravidade, evite idas desnecessárias às unidades de pronto atendimento. Nestes casos utilize o Pronto Atendimento Online, disponível 24h, 7 dias por semana, nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria. Nele você tem acesso a receitas, prescrições, atestados médicos, encaminhamentos e exames, de acordo com a avaliação médica.

    Para acessar, abra o app Abertta Saúde, clique no menu "Atendimento Online" e escolha a opção "Pronto Atendimento Online". Você será redirecionado à plataforma de atendimento. Clique em "Cadastrar" e preencha as informações solicitadas para realizar seu primeiro acesso. 

    Clique aqui para conferir o passo a passo de acesso.

     
  • Você pode contar com a Teleconsulta ou Pronto Atendimento Online nas seguintes situações:

    • Quadros gripais/resfriados;
    • Diarreias e vômitos;
    • Dor leve ou mal-estar;
    • Febre baixa ou pico febril isolado;
    • Pequenas escoriações ou cortes superficiais que após estancar, cessam o sangramento;
    • Dores crônicas (de longo prazo).

    Você deve procurar um Pronto Atendimento Hospitalar em casos de:

    • Fraturas e luxações;
    • Sangramentos;
    • Cortes;
    • Convulsões;
    • Desmaios;
    • Dor no peito;
    • Falta de ar;
    • Perda de movimento em uma parte do corpo;
    • Queimaduras maiores;
    • Dores de forte intensidade.
     
  • Para atendimento psicológico online você pode agendar uma teleconsulta com os nossos profissionais, que está disponível inclusive em horário noturno (até às 21h) e aos sábados.

    Além disso, você conta com a plataforma Psicologia Viva: consultas virtuais a qualquer hora, com sigilo e segurança. A plataforma conta com psicólogos licenciados que atuam com diversas linhas de trabalho.

    Saiba aqui como acessar a plataforma Psicologia Viva.

     
 

         

 

 

                                                                          

Importante: para o primeiro acesso à rede Unimed Fortaleza é necessário realizar o pré-cadastro e a biometria facial através do App da Unimed Fortaleza.

 
  • O seu plano é o Unimed Fortaleza Multiplan Nacional.

     
  • Para acessar sua carteirinha virtual do Plano Unimed Fortaleza, acesse o App Abertta Saúde no menu “Cartões” > “Cartão Adicional”, ou acesse o App Cliente Unimed Fortaleza. Vale ressaltar que para o primeiro acesso à rede Unimed Fortaleza é necessário ter realizado o pré-cadastro e a biometria facial através do App da Unimed Fortaleza.

     
  • Apresente a sua carteirinha virtual Unimed Fortaleza disponível no no App Cliente Unimed Fortaleza para utilizar os serviços da rede prestadora da Unimed em Fortaleza ou em território nacional.

     
  • Consulte a rede de atendimento da Unimed Fortaleza pelo App Cliente Unimed Fortaleza ou pelo site www.unimedfortaleza.com.br/guia-medico.

    Através do App Abertta Saúde você também pode ser direcionado para o App Cliente Unimed Fortaleza.

     
  • A cada atendimento ou procedimento, será necessário realizar a autorização mediante a identificação e autenticação na rede prestadora. Existem duas formas de identificação para autorização na rede prestadora Unimed Fortaleza:

    • CPF: Utilize seu CPF para identificação.
    • Token de Identificação no Aplicativo: Siga as instruções no app para gerar seu token de identificação na seção Cartão Virtual.

    Para autorização, será necessário o reconhecimento facial ou digital:

    • Reconhecimento Facial: A tecnologia analisa padrões faciais como distâncias entre os olhos, contornos faciais e iluminação. Mantenha a iluminação adequada e siga as instruções para posicionar seu rosto.
    • Reconhecimento Digital: Se não possuir cadastro facial, apresente um documento com foto para autenticação, garantindo segurança e praticidade no atendimento.
     
    • Faça o download na loja de aplicativos disponível para Android e IOS.
    • Selecione "Novo Cadastro" e preencha o formulário.
     
  • Faça login no aplicativo e clique na opção "Cartão Virtual" ou utilize a opção de acesso rápido do Cartão Virtual na tela de login. Para acessar o Cartão Virtual de dependentes, clique no ícone do perfil e selecione a opção desejada.

     
  • No App você pode acessar serviços como: consultas virtuais, laudo de exames, guia médico, autorizações e check-in em unidades da rede de atendimento.

     
 

                                                 

 

 

                                                                 

 
  • A partir de 01/07/2024 o seu plano de Saúde passa a ser Abertta Saúde, desta forma todos os tratamentos em transição serão analisados e conduzidos junto à equipe Abertta Saúde.

    Caso ainda não tenha sinalizado algum tratamento em andamento ou procedimento agendado, gentileza entrar em contato com a nossa equipe:  

    (85) 98923-2592 – Enfermeiro Evair - Horário: de 08:00 ás 17:00 horas (segunda a sexta)

     (85) 98923-2297 – Enfermeira Nailane – Horário de 08:00 ás 17:00 horas (segunda a sexta)

    Email: contatoaberttasaude.pecem@arcelormittal.com.br

    Obs: Fora do horário comercial ligue para a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 721 4015, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

     
  • Mesmo com a chegada da Abertta Saúde, caso você tenha realizado algum procedimento pelo Plano Bradesco Saúde até o dia 30/06/2024, a coparticipação referente à esta utilização ainda será cobrada em até 180 dias, seguindo o procedimento usual da ArcelorMittal Pecém.

     
  • Para solicitar o reembolso acesse o portal ou o aplicativo da Bradesco Saúde. Você só precisa encaminhar, pelo portal ou aplicativo do plano, uma foto (JPG) ou arquivo PDF dos documentos:

    • Orçamento do prestador de serviço;
    • Relatório médico com informação dos procedimentos a serem realizados e indicação clínica;
    • Cópia do laudo do exame relacionado à patologia (se houver);

    O processo é 100% digital, portanto, não é necessário o envio de documentos físicos.

     
 

 

     

                                                                                  

 
  • O seu cuidado deve começar sempre pelo Centro de Promoção da Saúde (CPS). Pelo aplicativo Abertta Saúde agende uma consulta com um dentista do CPS e, após esta consulta inicial onde será realizada a prevenção e a avaliação da sua condição bucal, ele fará as recomendações que você necessita. Seu tratamento poderá ser realizado no próprio CPS ou com um profissional credenciado, dependendo do seu plano de tratamento.

    Você também pode agendar diretamente o atendimento na Rede Credenciada com o dentista ou clínica odontológica de sua preferência. A partir dessa avaliação inicial você terá o direcionamento para a continuidade do tratamento, conforme  a necessidade do seu caso.

     
  • Para agendar com um dentista do CPS basta acessar o aplicativo da Abertta Saúde e realizar a marcação conforme sua disponibilidade e os horários de atendimento do profissional. Para marcação na Rede Credenciada, acesse o app, escolha um prestador credenciado e entre em contato pelos canais disponíveis para efetuar o agendamento. No dia e horário da marcação, compareça ao local do atendimento.

     
  • O atendimento de urgência  é aquele que necessita de um cuidado mais imediato e usualmente está relacionado a situações como dor de dente, acidentes envolvendo a boca e dentes, abcesso na boca (bolinha de pus), peças/restaurações soltas com dor, dentre outras. Nesses casos, é preciso verificar o horário que o seu CPS realiza atendimentos de Agenda Abertta e comparecer na unidade dentro deste horário. Você também pode verificar no aplicativo os prestadores que atendem “Urgência e Emergência”, e se dirigir ao local para solicitar atendimento. Para continuidade do tratamento, procure o CPS e agende um horário com o dentista para uma avaliação completa.

     
  • A indicação para credenciamento de um profissional ou clínica pode ser feita para a equipe do seu CPS de referência, Fortaleza ou São Gonçalo do Amarante. A equipe de Rede Credenciada fará uma avaliação de viabilidade e, ao final desse processo, você será informado se o credenciamento foi viável ou não.

     
  • Os planos INTEGRADO e EXCLUSIVO cobrem os procedimentos contemplados no Rol Odontológico da ANS (Agência Nacional de Saúde) que podem ser resumidos de forma mais ampla em eventos de prevenção, odontopediatria (atendimento de criança), tratamento de canal (endodontia), dentística (resinas e restaurações em geral), cirurgia e periodontia (tratamentos da gengiva). Além disso, os planos oferecem também algumas coberturas extra- Rol como radiologia ampliada e prótese ampliada sem e com cerâmica (material em porcelana).

     
  • Você consegue consultar todos os dentistas e clínicas odontológicas credenciadas para atendimento pela Abertta Saúde diretamente no aplicativo ou no Portal do Beneficiário. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 721 4015 ou procure a equipe presencial da Abertta Saúde.

     
  • Não há incidência de cobrança para os eventos que fazem parte do Rol Odontológico. Apenas os eventos extra- Rol possuem cobrança de coparticipação de 30%, que é cobrada após o término do tratamento por meio do desconto em folha de pagamento.

     
  • Sim, é possível a troca de profissional. Caso aconteça algum problema ou você não esteja satisfeito com o tratamento recebido, você pode informar ao profissional que não irá finalizar o tratamento proposto. Neste caso, cabe conferir a guia de autorização e assinar, incluindo a data de atendimento, apenas os procedimentos que foram realizados para que o profissional possa receber o pagamento que será feito pela Abertta Saúde. Os demais procedimentos que constam da autorização serão desconsiderados no momento do faturamento dessa guia. Para continuidade do tratamento, você deve identificar outro prestador da Rede Credenciada e agendar uma consulta de avaliação.

     
  • A área de RH da empresa é a guardiã de todos os dados cadastrais. Qualquer alteração relacionada a nome, endereço, dados bancários, inclusão ou exclusão de dependente, deve ser solicitada diretamente ao RH. Posteriormente, por meio de carga do sistema do RH para o sistema da Abertta Saúde, o seu cadastro e o de seus dependentes será atualizado num prazo de até 48 horas.

     
  • Caso não haja um prestador odontológico credenciado em sua cidade, você pode procurar a equipe da Abertta Saúde e solicitar apoio para conseguir o atendimento que necessita ou ainda pode optar pelo atendimento particular e solicitar o reembolso de acordo com as regras definidas para o seu plano (teto de reembolso). Importante lembrar que o reembolso só é possível para os procedimentos que fazem parte da cobertura do plano.

     
  • A autorização é feita a partir do plano de tratamento (ou orçamento) gerado pelo dentista credenciado durante a consulta inicial. Cabe a ele incluir todos os procedimentos indicados para o paciente no sistema autorizador da Abertta Saúde. Vários procedimentos serão autorizados de imediato e outros, nas especialidades de cirurgia, prótese, periodontia e endodontia, irão passar por auditoria com retorno em até 5 dias úteis.

    Importante! Atenda a solicitação do profissional em relação a radiografias, pois para alguns procedimentos como canal, peças, dentre outros, é necessário que o dentista envie para a Abertta Saúde o RX inicial e/ou final para conclusão da auditoria. Sem o envio do RX ele não consegue atender você e nem receber pelo tratamento realizado.

     
  • Seu cartão do plano Abertta Saúde está disponível no app. Basta acessar o aplicativo e clicar em cartões.

     
  • A Abertta Saúde disponibiliza diversos canais de relacionamento, a começar pelo CPS. Nossa equipe está apta e disponível para ajudá-lo nas dúvidas e direcionamentos sobre o benefício de saúde. Você pode utilizar também o Fale Conosco do aplicativo, basta enviar a sua mensagem com as dúvidas que tiver e nossa equipe de Relacionamento te dará o retorno em até 3 dias úteis. Você ainda tem a opção de entrar em contato pela Central de Relacionamento, através do telefone 0800 721 4015, para aquelas dúvidas ou necessidades que precisam de uma resposta imediata. O funcionamento da Central é 24h/dia, 7 dias por semana.

     
  • Se você estiver no local de atendimento e precisar de um suporte imediato, entre no app da Abertta Saúde e selecione Toque Aqui. Uma pessoa da equipe de atendimento irá conversar com você e te apoiar na resolução do problema. Para demandas sem urgência, utilize os demais canais de relacionamento já informados.

     
  • Não existe limite para a realização de consultas, mas existe prazo intervalar para a realização de diversos procedimentos odontológicos. Esse prazo indica o tempo previsto em meses para que o mesmo procedimento possa ser realizado novamente no mesmo dente. Por exemplo, se foi autorizada e realizada uma resina no dente 14, uma nova resina para esse mesmo dente será autorizada apenas após finalizar o prazo intervalar previsto. Pode haver exceção? Sim, pode e ela será avaliada pela auditoria, de acordo com a necessidade do caso.

     
  • Sim, os planos possuem reembolso, ou seja, ressarcimento dos atendimentos realizados com prestador particular, sem vínculo com a operadora, de acordo com a tabela definida e com os eventos e regras previstas na cobertura do plano. O reembolso pode ser solicitado até 12 meses após a realização do atendimento, via aplicativo ou Portal do Beneficiário, e com o envio dos documentos necessários – recibo ou nota fiscal de pagamento e orçamento ou plano de tratamento com a indicação de todos os procedimentos realizados por dente e com o valor.

     
  • O indicado é que o paciente consulte um dentista periodicamente para avaliação da sua saúde bucal e realização da higienização dental. Quando não há nenhuma condição especial o prazo entre as avaliações com o dentista é de 12 meses e 6 meses para a realização da profilaxia (limpeza dos dentes com aplicação do flúor) que pode ser feita pela Técnica em Saúde Bucal – TSB.

     
  • A Abertta Saúde disponibiliza a prevenção odontológica nos Centros de Promoção da Saúde. Esse atendimento consiste na limpeza dentária com aplicação de flúor e é realizado pela TSB, com prazo intervalar médio de 6 meses, mas pode variar conforme a necessidade do paciente. A prevenção é totalmente gratuita, sem nenhum custo para o beneficiário.

     
  • Você pode avaliar nossos prestadores odontológicos através da pesquisa de NPS (Net Promoter Score) que a Abertta Saúde envia na semana posterior ao atendimento. Outro canal que você pode utilizar é conversar com a equipe do CPS ou enviar sua opinião pelo Fale Conosco do app e nossas equipes farão o direcionamento para tratativa pela área de Rede Credenciada.

     
  • Não realize nenhum pagamento. O prestador credenciado não pode cobrar valor particular dos nossos beneficiários. Se algum pagamento for solicitado, informe a Abertta Saúde pelos canais de relacionamento para que a área de Rede Credenciada possa tratar a situação com o prestador.

     
  • No CPS você conta com uma equipe de saúde (médico, dentista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo) apta a te atender de forma integral e integrada, considerando todas as necessidades e dimensões (física, mental, social, familiar, etc), direcionando o seu cuidado desde os atendimentos básicos e preventivos até aquelas demandas mais complexas em serviços especializados. Tudo isso com muita disponibilidade e acolhimento.

     
  • Sim, o CPS conta com a Agenda Abertta, ou seja, atendimentos odontológicos para o mesmo dia, sem necessidade de agendamento, de acordo com o horário pré-definido. Esse tipo de atendimento é para acolher demandas relacionadas a dor de dente, acidentes envolvendo a boca e dentes, abcesso na boca (bolinha de pus), peças/restaurações soltas com dor, dentre outras.