Dúvidas Gerais
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1. Haverá migração do Plano de Saúde?
Sim, o Plano de Saúde e Dental de empregados e dependentes da unidade Vega da ArcelorMittal passará a ser Abertta Saúde a partir de 01/09.
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2. Quem é Abertta Saúde?
A Abertta Saúde é uma associação beneficente com 54 anos de experiência, dedicada ao cuidado da saúde dos empregados das empresas do Grupo ArcelorMittal no Brasil e de seus dependentes. Fundada em 1971, a organização tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, e atua como operadora de planos de saúde, oferecendo assistência médica, odontológica e programas de promoção da saúde e bem-estar.
Seu modelo de atenção à saúde combina atendimento presencial em Centros de Promoção da Saúde (CPS) espalhados pelo Brasil, contando com 20 unidades de serviço próprio. Além do formato presencial, são ofertadas soluções digitais, com aproximadamente 15 especialidades de teleconsulta, visando uma gestão eficiente da saúde dos beneficiários.
A associação é patrocinada por diversas empresas, incluindo ArcelorMittal Brasil S/A no segmento de longos e planos (Contagem e Pecém), Aperam South America, Belgo Bekaert Arames Ltda, entre outras. Com mais de 55 mil beneficiários, a Abertta Saúde tem se destacado como referência em gestão de saúde no país, sendo a única autogestão a alcançar nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) por três anos consecutivos. A Abertta Saúde é aprovada em nível Ouro na RN* 507.
*A RN 507, da ANS, estabelece as regras para o Programa de Acreditação das operadoras de planos de saúde. Essa certificação é voluntária e reconhece operadoras que adotam boas práticas de gestão e qualidade na assistência à saúde, promovendo melhoria contínua nos serviços oferecidos aos beneficiários.
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3. A cobertura do plano de saúde será válida em todo o território nacional?
Sim. A cobertura é nacional, com atendimento garantido pela rede própria da Abertta Saúde e complementada por parceiros de rede credenciados. Isso assegura assistência em diversas regiões do país.
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4. Preciso ir ao Centro de Saúde Total antes de consultar meu médico?
A passagem com a equipe dos Centros de Saúde Total não é obrigatória. A equipe e os serviços estão à disposição para seu cuidado e de toda a família.
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5. Poderei continuar meus acompanhamentos com os médicos que já me consulto?
Nosso planejamento de rede é pautado em garantir os profissionais aos quais vocês já têm acesso e será complementado por outros credenciamentos para tornar a rede mais robusta.
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6. A carteirinha será física ou virtual? Como ter acesso?
100% virtual. O acesso é pelo aplicativo Abertta Saúde.
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7. A Abertta terá um plantão 24 horas para casos de dúvidas?
A Abertta Saúde possui central de relacionamento 24 horas, 7 dias por semana, preparada para atender situações imediatas.
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8. Com o novo plano de saúde Abertta, o beneficiário terá direito a acompanhante nos casos de internação?
Sim. Será mantida a cobertura atual. O plano tem a acomodação apartamento, permitindo a permanência com o paciente internado, de acordo com a estrutura do prestador e os critérios de horários da instituição.
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9. Os médicos do Centro de Saúde Total poderão solicitar cirurgias para os beneficiários (empregados e dependentes)?
Sim, se a sua especialidade executar procedimento cirúrgico.
Exemplo: o ginecologista e obstetra podem solicitar guia de parto e procedimento de biópsia. O ortopedista pode solicitar procedimento cirúrgico no joelho. -
10. Quais documentos empregados e dependentes precisam apresentar para atendimento no Centro de Saúde Total?
Documento de identidade (RG) ou CNH. Para menores de idade, é necessário estar acompanhado por um responsável e caso não possuam documento de identidade, deverão apresentar a certidão de nascimento.
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11. Haverá possibilidade de teleconsulta?
Sim, temos a opção de teleconsulta com 15 especialidades.
Contamos também com pronto atendimento online que funciona 24 horas, 7 dias por semana, com clínica médica e pediatria. O acesso é através do aplicativo da Abertta Saúde.
Rede credenciada
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1. Haverá mudança no atendimento do Hospital Dona Helena?
O Hospital Dona Helena continuará a nos atender normalmente.
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2. Como consultar a rede credenciada?
Pelo aplicativo da Abertta Saúde, podendo ser por geolocalização, consulta por estado, município e tipo de serviço.
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3. Como será o processo para liberação de cirurgias?
O prestador cadastra a guia via sistema, que será analisada pela nossa equipe de regulação técnica. A Abertta Saúde possui fluxo com os prestadores para que este processo flua de forma ágil e com comunicação direta.
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4. Caso não tenha uma especialidade que eu preciso credenciada ao plano de saúde, como devo prosseguir?
A equipe Abertta Saúde deverá ser acionada para assegurar o atendimento. Se for possível, faremos o credenciamento ou seguiremos para outras tratativas.
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5. A cobertura de exames laboratoriais simples será a mesma que a atual?
Sim. Os exames simples, já cobertos atualmente, são todos assegurados.
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6. Poderei solicitar reembolso para médicos que não atenderem pelo novo plano?
O reembolso de livre escolha está assegurado.
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7. Caso o empregado queira indicar o seu médico, terá alguma opção para indicar para credenciamento junto à Abertta?
O processo de credenciamento será avaliado levando em consideração o dimensionamento de rede. Estas demandas são analisadas de forma criteriosa e individualizada, com foco em garantir o acesso ao beneficiário de forma adequada.
Plano odontológico
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1. Haverá melhora na rede de clínicas e dentistas credenciados?
Sim. A rede credenciada será planejada de acordo com o dimensionamento para a população, garantindo o acesso às especialidades. Os Centros de Saúde Total também terão equipe odontológica.
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2. Haverá desconto de coparticipação para empregados e dependentes nos Centros de Saúde Total?
Os atendimentos de consultas médicas, multidisciplinares e odontológicos não possuem previsão de coparticipação nos Centros de Saúde Total.
Medicamentos
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1. O que é o PBM?
É o benefício medicamento que já possuímos e permite acesso facilitado a medicamentos para os empregados e seus dependentes, com pagamento via desconto em folha e cobertura especial nos itens da Lista da unidade Vega.
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2. Haverá mudança no Benefício de medicamentos?
A gestão do Benefício é da unidade Vega da ArcelorMittal e não será alterado.
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3. Quem pode utilizar?
Os empregados e seus dependentes devidamente registrados no RH da empresa.
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4. Onde posso comprar?
A parceria do programa é via rede de farmácias credenciadas pela ePharma em todo o Brasil. É possível consultar a rede de farmácias pelo app ou pela Lista de Medicamentos no portal.
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5. Como utilizar o benefício?
É necessário apresentar os seguintes documentos nas farmácias credenciadas:
- Receita médica ou odontológica datada, assinada, válida e carimbada com CRM/CRO legível, em nome do beneficiário;
- Documento oficial de identificação do beneficiário para o qual o medicamento está prescrito;
- Cartão virtual do plano do beneficiário.
Solicite ao atendente que busque no autorizador PBM por ePharma e Abertta Saúde – ArcelorMittal e, após autorização, vá até o caixa, confira e assine o cupom fiscal da compra.