Responsabilidades:
- Promover ações para a gestão de risco e incidentes no serviço de saúde;
- Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades, propondo ações preventivas e corretivas;
- Atuar frente ao Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde;
- Notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde.
Critérios de notificação:
EVENTO ADVERSO
- Os incidentes ocorridos com os beneficiários da Abertta Saúde devem ser relatados imediatamente ao NSP pelo e-mail: nucleodesegurança@arcelormittal.com.br
- Os incidentes podem ser notificados por qualquer empregado da Abertta Saúde e/ou ArcelorMittal, por todos os beneficiários, pelos prestadores de Saúde e prestadores parceiros de auditoria concorrente.
OFÍCIO DE COMUNICAÇÃO DE INCIDENTE
- Após a identificação da ocorrência, o NSP encaminhará ao prestador um ofício de comunicação do evento adverso, a fim de que sejam realizadas a investigação e as devidas tratativas.
- Prazo de retorno: 15 dias.
Governança Clínica:
AUDITORIA CONCORRENTE
Em parceria com a Saúde Care/GoHosp, realizamos auditorias concorrentes e retrospectivas em prestadores hospitalares.
PESQUISA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Pesquisa estruturada com objetivo de avaliar a qualificação dos prestadores, assim como a segurança do paciente internado nos hospitais.
A pesquisa é composta por 76 itens, divididos em 13 categorias:
- Identificação do paciente
- Alergia
- Prevenção à quedas
- Prevenção à pneumonia
- Prevenção à infecção de corrente sanguínea
- Prevenção de infecção do trato urinário
- Isolamento e precaução
- Prevenção de auto extubação / decanulação
- Prevenção de lesão por pressão
- Segurança na administração de medicamentos
- Experiência do cliente e família
- Análise do prontuário
- Análise dos recursos utilizados na internação do paciente