Núcleo de Segurança do Paciente

Responsabilidades:

  • Promover ações para a gestão de risco e incidentes no serviço de saúde;
  • Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades, propondo ações preventivas e corretivas;
  • Atuar frente ao Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde;
  • Notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde.

 

Critérios de notificação: 

EVENTO ADVERSO

  • Os incidentes ocorridos com os beneficiários da Abertta Saúde devem ser relatados imediatamente ao NSP pelo e-mail: nucleodesegurança@arcelormittal.com.br
  • Os incidentes podem ser notificados por qualquer empregado da Abertta Saúde e/ou ArcelorMittal, por todos os beneficiários, pelos prestadores de Saúde e prestadores parceiros de auditoria concorrente.

 

OFÍCIO DE COMUNICAÇÃO DE INCIDENTE

  • Após a identificação da ocorrência, o NSP encaminhará ao prestador um ofício de comunicação do evento adverso, a fim de que sejam realizadas a investigação e as devidas tratativas.
  • Prazo de retorno: 15 dias.
     

Governança Clínica:

AUDITORIA CONCORRENTE

Em parceria com a Saúde Care/GoHosp, realizamos auditorias concorrentes e retrospectivas em prestadores hospitalares.

 

PESQUISA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Pesquisa estruturada com objetivo de avaliar a qualificação dos prestadores, assim como a segurança do paciente internado nos hospitais.

A pesquisa é composta por 76 itens, divididos em 13 categorias:

  • Identificação do paciente
  • Alergia
  • Prevenção à quedas
  • Prevenção à pneumonia
  • Prevenção à infecção de corrente sanguínea
  • Prevenção de infecção do trato urinário
  • Isolamento e precaução
  • Prevenção de auto extubação / decanulação
  • Prevenção de lesão por pressão
  • Segurança na administração de medicamentos
  • Experiência do cliente e família
  • Análise do prontuário
  • Análise dos recursos utilizados na internação do paciente